O primeiro final de semana do ano vai dar praia, porém depende. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou, nesta sexta-feira (3), o Boletim de Balneabilidade que indica 17 praias de Salvador como impróprias para banho. Outras 21 praias seguem recomendadas pelo órgão como próprias para receber banhistas.
As praias são classificadas como “imprópria” para o mergulho de banhistas quando a água apresenta contaminação por bactérias fecais, presença de óleo, lançamento de esgoto, proliferação de algas tóxicas ou surtos de doenças transmitidas pela meio.
“Para o monitoramento da balneabilidade utiliza-se como microrganismo indicador de contaminação a Escherichia coli que embora não seja, de modo geral, patogênica, sua presença na água evidencia poluição recente de origem exclusivamente fecal humana e/ou de animal”, justifica o órgão, responsável por avaliar 134 pontos em toda a costa baiana.
Veja lista de praias impróprias para banho
- São Tomé de Paripe
- Tubarão
- Periperi
- Penha
- Bogari
- Bonfim
- Pedra Furada
- Rio Vermelho (Em frente à Rua Bartolomeu de Gusmão. Próximo à escada de acesso à praia, ao lado da Rua Morro da Paciência)
- Rio Vermelho (Próximo à escada de acesso à praia, em frente à igreja Nossa Senhora de Santana)
- Buracão
- Armação
- Boca do Rio
- Corsário
- Patamares
- Lagoa de Pituaçu
- Lagoa do Abaeté
- Farol de Itapuã
Recomendações do Inema
Evitar contato com a água do mar em locais com manchas de coloração suspeita;
Evite banho de praia em tempo chuvoso, as águas podem estar contaminadas, por arraste de diversos detritos carreados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças; É desaconselhável ainda o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.