A programação musical comemorativa dos 202 anos de Independência da Ilha de Itaparica está estrelada. Desta segunda-feira (6) até o dia 11 de janeiro, atrações como Carlinhos Brown, Maiara & Maraisa e Igor Kannário agitam as festividades, que durarão quase uma semana e incluem também manifestações culturais, cívicas e religiosas. Moradores e turistas são esperados no evento.
O palco montado no Campo Formoso, no Centro Histórico de Itaparica, vai receber o artistas entre os dias 9 e 11 de janeiro, a partir das 22 horas. Quem abre a programação do primeiro dia, quinta (9), é o grupo de arrocha Toque Dez, seguido do cantor de pagode Igor Kannário. A noite terá, ainda, apresentações do herdeiro de Edson Gomes, Isaque Gomes, e da banda Clara Evidência.
A segunda noite de shows, dia 10, começa sob o comando de Cauanzinho. Em seguida, o cacique Carlinhos Brown eleva mais a energia de Itaparica com todo o seu axé contagiante. A noite será encerrada pelo forrozeiro pernambucano Henry Freitas, que, por sinal, vai puxar bloco na sexta de Carnaval de Salvador, em 2025.
Para fechar as comemorações, no sábado (11), as bandas Novo Assunto e Di Propósito serão as primeiras a se apresentar. Mas, o show mais esperado da noite será o da dupla sertaneja Maiara & Maraisa. O pagodeiro Petty termina a programação.
A Independência de Itaparica, tradição e cultura
A razão de tanta comemoração são os 202 anos de independência e o heroísmo do povo itaparicano na luta pela expulsão das tropas portuguesas da Baía de Todos-os-Santos. A celebração ao protagonismo e à luta de Itaparica é uma tradição secular de culto aos ancestrais, portanto é natural que costumes – culturais e cívicos – façam parte das festividades.
Essa parte mais tradicional da festa tem início desde a segunda-feira (6), com a puxada do Carro do Caboclo. O cortejo sairá do bairro Jardim dos Namorados e percorre as ruas do Centro Histórico de Itaparica, ainda sem a imagem do Caboclo, enquanto moradores iluminam as ruas com fachos acesos, às 21 horas.
No dia 7 de janeiro, a oficial data da Independência de Itaparica, ocorre o ápice dessas manifestações históricas ao longo de todo o dia. A extensa programação começa desde a alvorada, às 5 horas da manhã, seguida pelo hasteamento da bandeira, às 7h, no Forte São Lourenço. Às 8h, uma missa em agradecimento à Nossa Senhora da Piedade, na Igreja Matriz da cidade.
Às 16h, de novo acontece o centenário cortejo pelas principais ruas de Itaparica, agora com a presença de grupos de índios, caboclos, baianas, sambadeiras e capoeiristas. O momento mais aguardado do cortejo, a puxada do carro do Caboclo, representa os guerreiros e guerreiras que lutaram pela liberdade.
A imagem do Caboclo sairá da Fonte da Bica, e vai pelas ruas do centro da cidade no carro, a partir das 16h30. A população se despede do Caboclo no ritual da “Guardada”, em procissão que sai do Campo Formoso, às 21h.