O Teatro Castro Alves inicia o ano de 2025 convidando o público a mergulhar na música orquestral por meio de uma experiência introdutória e enriquecedora. Entre os dias 6 e 8 de janeiro, as “Pílulas de Verão” oferecem uma oportunidade única para quem deseja ter o primeiro contato com o universo da música sinfônica. As aulas, com duração total de 4,5 horas, ocorrerão na modalidade online. Para participar, os interessados devem acessar a sala virtual nos horários indicados, com limite de 100 participantes por turma. Os links de acesso estão disponíveis no site www.ba.gov.br/tca.
Entre os cursos disponíveis, estão “Falando da Flauta Doce”, das 10h às 11h30, com Uibitu Smetak; “Três Compositores do Período Romântico: Schubert, Schumann e Chopin”, das 14h às 15h30, com Karina Seixas; e “A Linguagem Musical da Orquestra Sinfônica”, das 16h30 às 18h, com Alexandre Loureiro.
Os Cursos de Música do TCA, conduzidos por professores da Orquestra Sinfônica da Bahia, são voltados para iniciantes, sem a necessidade de conhecimento prévio. O objetivo é despertar a apreciação musical, demonstrando que a música clássica pode ser acessível para todos.
Confira:
Falando de flauta doce, com Uibitu Smetak
Aulas: 6, 7 e 8 de janeiro, das 10h às 11h30
Serão apresentadas peças para flauta doce dos períodos da Idade Média, Renascença e Barroco. Depois das audições, haverá um diálogo sobre o universo da flauta doce com o objetivo de esclarecer dúvidas e curiosidades sobre o instrumento, além de tratar sobre sua história, tipos, materiais, digitação germânica e barroca, repertório e mais.
Três compositores do período romântico: Schubert, Schumann e Chopin, com Karina Seixas
Aulas: 6, 7 e 8 de janeiro, das 14h às 15h30
O objetivo é aproximar o público do universo da música clássica, proporcionando uma escuta mais refinada das obras desses três grandes compositores. O curso explora as características marcantes da música romântica do século XIX, abordando o contexto histórico-cultural da época, os elementos musicais utilizados por cada compositor e uma breve biografia de Schubert, Schumann e Chopin.
A linguagem da orquestra sinfônica, com Alexandre Loureiro
Aulas: 6, 7 e 8 de janeiro, das 16h30 às 18h
O objetivo é introduzir o público ao universo da música de concerto, com foco na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e para as pequenas formações feitas com seus instrumentos (cameratas). Serão abordadas as características dos instrumentos de uma orquestra, a organização dos naipes, o papel do maestro e o repertório sinfônico.