O que era pra ser uma brincadeira com a nova música “Fuso”, da rapper baiana Duquesa, acabou em uma decisão séria. A artista retirou o videoclipe da faixa do ar e encerrou uma trend no TikTok após perceber que os gestos usados para promovê-la estavam relacionados a símbolos de facções criminosas na Bahia.
Na trend, Duquesa fazia o número 3 com as mãos, um símbolo associado ao Bonde do Maluco (BDM). A cantora explicou nas redes sociais que muitos de seus fãs, especialmente fora da Bahia, não entendiam a gravidade do gesto, mas que, no estado, essas simbologias têm gerado episódios de violência.
Veja um trecho do clipe:
Que historia é essa que a duquesa tirou fuso por causa de sinal de facç4o pic.twitter.com/4bCQMFE9KW
— Hal🫧 (@ghalzzz) December 31, 2024
A decisão foi motivada por relatos de fãs que se sentiram desconfortáveis em gravar vídeos por conta da associação. Em um desabafo, a artista natural de Feira de Santana afirmou: “Nunca faria apologia a esse tipo de coisa. Meu trabalho não gira em torno disso”. Duquesa também anunciou que gravará um novo videoclipe para a música, desta vez sem os gestos polêmicos.
Duquesa se pronuncia sobre o erro na trend de sua música “Fuso”.
“Eu passei 22 anos morando na Bahia. E nunca fiz opologia, nunca me envolvi ou falei sobre (organizações criminosas), meu trabalho nunca girou em torno disso. Meu trabalho não pode ser resumido a uma falha.” pic.twitter.com/wVH4e1aF0K
— Portal Duquesa (@portalduquesa) January 2, 2025
O caso reflete uma realidade preocupante na Bahia, onde sinais com as mãos têm sido usados por facções e, em alguns casos, resultam em episódios de extrema violência. Em outubro, dois jovens foram mortos em Arembepe após fazerem o “sinal do 3” em uma foto.