Metas de Ano Novo: saiba como evitar frustrações e construir mudanças reais em 2025

Metas de Ano Novo: saiba como evitar frustrações e construir mudanças reais em 2025

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Reprodução/Center RH

Publicado em 30/12/2024 às 08:39 / Leia em 3 minutos

Tem quem nem faça questão de estar acordado na virada de um ano para o outro e há quem faça aquelas tradicionais listas de resoluções, com planos de mudança e com determinação de metas para os próximos 365 dias. Mas, sejamos honestos, ao final de mais um ciclo – mesmo que simbólico -, você cumpriu seus objetivos para 2024? Quantos deles? E os não alcançados, não foram porque?

Um das principais dificuldades, segundo a psicóloga Iana M. Diniz, é que costumamos criar metas inatingíveis e inegociáveis, que não condizem com nossa realidade e estilo de vida, já nascendo fadadas ao fracasso.

“Na maioria das vezes, nós estabelecemos metas fora da realidade. A gente cria algo muito generalista sem se perguntar se a meta realmente se encaixa na nossa rotina, se cabe no nosso dia a dia ou condiz com quem a gente é. E aí o ano acontece, os afazeres e os trabalhos vão surgindo e nos perdemos nesse ideal que estabelecemos porque nós não fomos honestos lá atrás. Determinamos algo muito grande e inalcançável”, afirma a especialista, em entrevista ao jornal Correio, parceiro do Alô Alô Bahia.

Expectativas pouco realistas já chegam como frustração e, eventualmente, quem a criou não demora a desistir dela. “A gente quer alcançar logo o ideal, mas não quer construir a mudança. Porém, são os passos pequenos que vão construindo a nossa relação de autoconfiança, a sensação de vitória”, explica Iana, autora do livro “Quantas Vezes Você Tentou Mudar Esse Ano?” (Editora Sobregentes, 2024).

Voltar à academia, se alimentar melhor, dormir mais, beber menos… Todas são metas reais e alcançáveis, mas o ambiente para cada uma delas se concretizar precisa ser criado. Segundo Diniz, uma meta muito grande e generalista precisa ser destrinchada em pequenas metas para realmente conseguir sentir, aos poucos, a sensação de evolução.

“O cumprimento de uma meta pode e deve ser de uma forma leve. É possível, sim, conquistar nossos objetivos sem essa sensação de dificuldade. É justamente através desses pequenos passos, das pequenas vitórias no dia a dia. Escolhe uma coisa só, não fica querendo abraçar tudo de uma vez, não”, reforça a psicóloga, que deu cinco conselhos para tornar as metas possíveis em 2025.

01) Prioridades

Estabeleça uma prioridade para o ano que vem, na verdade, uma área da sua vida de cada vez: amor, família, dinheiro, trabalho.

02) Tudo no seu tempo

Dentro da área que escolheu, defina pequenas metas que você consiga encaixar na sua rotina, no seu ritmo, coisas que sejam realmente viáveis.

03) Honestidade com o aquilo que promete

Seja honesto com seus limites. Estabeleça coisas pequenas que você vai sentir, conseguir mensurar e ver a evolução de uma forma melhor. Quando você melhora uma área na sua vida, automaticamente esse efeito vai se espalhar em outras dimensões.

04) Não se cobre tanto

Nada vai mudar em um passe de mágica. Olhe para dentro de si mesmo e veja o que é possível, viável e importante dentro do momento em que está vivendo. E se tiver que repensar e reprogramar a meta, tudo bem.

05) Comemore cada evolução

Pequenas conquistas podem render comemorações o tempo inteiro e isso vai servir de combustível para novas mudanças.

Feliz Ano Novo e boas mudanças!

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia