Ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter morre aos 100 anos

Ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter morre aos 100 anos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações da CNN Brasil

Marion S. Trikosko/Biblioteca do Congresso dos EUA via Reuters

Publicado em 29/12/2024 às 20:01 / Leia em 2 minutos

O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter morreu, neste domingo (29), aos 100 anos. Prêmio Nobel da Paz em 2002, por seus esforços para promover a paz em todo o mundo, ele morreu, segundo informação confirmada pelo Carter Center, em Plains, na Geórgia, ao lado da família.

Presidente norte-americano de 1977 a 1981, Carter era o ex-mandatário dos EUA mais velho. Antes dele, George H. W. Bush faleceu no final de 2018, aos 94 anos. Apesar de mais recluso nos últimos anos, principalmente em função da pandemia de Covid-19, ele nunca deixou de se pronunciar sobre os riscos para a democracia em todo o mundo.

Antes de chegar à Casa Branca, foi fazendeiro de amendoim e tenente da Marinha dos Estados Unidos. Na política, serviu um mandato como governador da Geórgia. Ao longo da carreira, foi amplamente reverenciado por sua defesa dos direitos humanos.

Após sua presidência, ele fundou o Carter Center, ao lado da esposa, Rosalynn, de 95 anos, buscando promover a paz e a saúde mundiais.

Saúde

Em 2015, Carter chegou a venceu um câncer no cérebro. Em 2019, enfrentou uma série de problemas de saúde e chegou a ser operado para remoção da pressão no cérebro. Recuperado, mas com problemas de saúde, foi forçado a deixar de ensinar na escola dominical na Igreja Batista Maranatha, em sua cidade natal, onde morreu.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia