No próximo aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro de 2025, o Teatro-D-Jaraguá, no coração da cidade, será o cenário da estreia nacional de “Balada Acima do Abismo”. Estrelado por Maria Fernanda Cândido, o monólogo é uma criação inédita inspirada em textos variados de Clarice Lispector. Além de homenagear a obra lispectoreana, a montagem brasileira celebra a carreira da atriz e sua longa e profunda relação com o “mistério” de Clarice.
O espetáculo adentra ao universo literário da escritora e, para tanto, utiliza recursos cênicos e musicais. No palco, flashes marcantes da vida e da coletânea de Lispector se entrelaçam a peças do repertório para piano, interpretadas ao vivo pela renomada pianista Sonia Rubinsky. À coluna de Ancelmo Gois, em novembro deste ano, Maria Fernanda adiantou que deseja levar a peça ao Rio de Janeiro e a Recife, cidade onde Clarice foi criada.
Inicialmente concebido como um recital dramático para um espaço íntimo na versão francesa, o espetáculo ganhará novos elementos na versão do Brasil, sem perder a essência intimista. Maria Fernanda já apresentou em Paris, onde vive há sete anos, a original “Clarice, ballade au-dessus de l’abîme”.