Tradição em Salvador, a “Sexta-feira da Gratidão” foi realizada na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim no dia 27 de dezembro e contou com a presença de milhares de baianos e turistas, que foram ao templo agradecer pelas conquistas alcançadas durante o ano de 2024.
O momento é marcado por uma série de celebrações e manifestações de fé. Como nos anos anteriores, a última sexta-feira do ano teve uma “maratona” de missas. Ao todo, foram 13 celebrações religiosas.
A iniciativa completa 16 anos em 2024 e surgiu a partir de um hábito natural dos baianos. Segundo o Padre Edson Menezes, reitor da Basílica, ele observou que, devotas ou não, as pessoas iam até a Igreja do Bonfim em sinal de agradecimento pelo ano que passou.
O padre aproveitou para relembrar que esta sexta também representa a celebração da vida.
“Cada um de nós tem motivos para agradecer pelo ano que está terminando. Apesar das dificuldades, do sofrimento, das injustiças, estamos aqui mantendo a tradição, agradecendo ao Senhor do Bonfim e celebrando a vida. Celebrar e comemorar a vida é um exercício que deve ser feito diariamente”, falou.