A Fundação Gregório de Mattos vai movimentar a capital baiana com a 2ª edição do Curto Circuito das Artes. Entre 8 de janeiro e 16 de fevereiro, o festival vai ocupar seis espaços culturais com 15 espetáculos de música, dança, circo e teatro. No primeiro dia, os destaques ficam por conta do show “Baba Yaga”, da cantora mirim Lilica Rocha, que acontece a partir das 16h, no Teatro Gregório de Mattos; e da peça teatral “Aos 50 Quem me Aguenta”, da atriz baiana Edvana Carvalho. A apresentação acontece a partir das 19h, no Espaço Cultural da Barroquinha. Com textos autorais, a artista trata sobre a sua experiência enquanto mulher negra, nordestina e professora que ultrapassa a barreira dos 50 anos e lida com os desafios que essas condições impõem à mulher contemporânea.
“Os desafios são muitos porque a nossa sociedade ainda é patriarcal. O homem envelhece e fica mais bonito, a mulher envelhece e vira bruxa. Mas nós, mulheres de 50+, em 2024, não aceitamos mais sermos colocadas em caixinhas. Somos bem diferentes das nossas avós, somos mulheres atuantes no mercado, na vida como um todo, muitas vezes refazendo nossas próprias vidas”, afirma Edvana.
O 2º Curto Circuito das Artes contará, ao todo, com 57 apresentações de música, teatro, dança e circo espalhadas por diferentes bairros de Salvador até fevereiro de 2025. Também fazem parte da programação produções como as peças “Surf no Caos” e “Vou te Contar”, o espetáculo teatral “Museu do que Somos” e mais. Os ingressos são gratuitos e poderão ser adquiridos no local, uma hora antes de cada apresentação na bilheteria do teatro.
De acordo com o idealizador do projeto e diretor de Patrimônio e Equipamentos Culturais da FGM, Chicco Assis, a programação promete aquecer ainda mais o Verão da capital baiana. “Um caldeirão fervilhando de teatro, dança, música, circo, artes visuais, performance e muito mais. Vai ter arte transbordando por toda parte, para todos os gostos e idades. Inclusive para a criançada, que será agraciada com espetáculos infantis, contemplando até bebês. Mais do que um festival, a temporada de verão do Curto Circuito das Artes será um estrondo na cidade”, afirma.