Que ano para a gastronomia baiana! 2024 foi um ano de grandes conquistas, que atraíram os olhares do mundo para o que é produzido na Bahia, mais precisamente em Salvador, onde os restaurantes brilharam mais do que nunca, consolidando não só o trabalho de alta qualidade de muitos chefs, como o paladar cada vez mais atento do público local.
Não à toa, dois restaurantes da capital baiana integram o seleto grupo dos 10 melhores restaurantes do Brasil neste ano, segundo ranking EXAME Casual, indicados por um júri de 72 críticos e influenciadores de todo o país, entre eles os baianos – ou radicados e influentes na Bahia – Felipe Almeida (@almeida1984), Lili Almeida (@cheflilialmeida), Paula Theotonio (jornal Correio), Ronaldo Jacobina (jornal Correio) e Tereza Carvalho (@proveieaprovei).
Na lista, o Origem, do casal Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, e o Manga, de outro casal, Kafe e Dante Bassi, aparecem nas 2ª e 7ª posições, à frente de restaurantes Michelin do país. Os dois restaurantes, ao longo do ano, brilharam em outras listas, entre os 100 melhores da América Latina e com duas e uma faca, respectivamente, no The Best Chef Awards.
Confira Top 10:
01) Lasai (Rio de Janeiro)
02) Origem (Salvador)
03) A Casa do Porco (São Paulo)
04) Oteque (Rio de Janeiro)
05) Maní (São Paulo)
06) Nelita (São Paulo)
07) Manga (Salvador)
08) Evvai (São Paulo)
09) Fame Osteria (São Paulo)
10 Manu (Curitiba)
Além dos dois, outros baianos foram citados na lista maior, dos 100 melhores do Brasil, divulgada em abril: Dona Mariquita (33º); Ori (42º), dos mesmos chefs do Origem; e o Amado (68º).
Leia também:
Conheça os restaurantes de Salvador com menus de até R$ 695, reconhecidos em prêmio internacional
Questão de valor: o que está por trás dos preços de um bom restaurante