Na manhã de terça-feira (24), véspera de Natal, a American Airlines suspendeu todos os seus voos domésticos nos Estados Unidos devido a um problema técnico. A paralisação, que afetou milhares de passageiros em um dos períodos mais movimentados do ano, foi solucionada algumas horas depois, permitindo à companhia retomar gradualmente suas operações.
A Administração Federal de Aviação (FAA) confirmou a ordem para que todos os aviões da empresa permanecessem em solo até a solução do problema. “A American Airlines solicitou uma parada terrestre nacional, e estamos acompanhando a situação junto à companhia para obter mais detalhes”, declarou o órgão em nota oficial.
Em comunicado divulgado no X (antigo Twitter), a American Airlines explicou a situação: “Resolvemos um problema de tecnologia do fornecedor que afetou brevemente os voos esta manhã. Pedimos sinceras desculpas aos nossos clientes pelo inconveniente e emitimos um alerta de viagem para permitir flexibilidade adicional”.
We have resolved a vendor technology issue that briefly affected flights this morning. We sincerely apologize to our customers for the inconvenience and have issued a travel alert to allow for additional flexibility. https://t.co/lAp094H8cx
— americanair (@AmericanAir) December 24, 2024
Passageiros relataram frustração com atrasos e alterações em seus planos de viagem, especialmente em um dia tão próximo ao Natal. A companhia informou que passageiros com voos impactados podem remarcar suas viagens sem custos adicionais.
A American Airlines garantiu que continua monitorando seus sistemas para evitar problemas futuros.