O Prêmio Núcleo Destaque 2024 consolidou nomes da arquitetura baiana e trouxe também ótimas surpresas. Uma delas é o vencedor da categoria Residencial Casa – Interiores, Rafael Souza. Há cerca de 15 anos com escritório de nome próprio, o arquiteto combina identidade artística com empreendedorismo em projetos com muita personalidade.
Na vida de Rafael, os traços e os desenhos sempre estiveram presentes. Filho de mãe designer gráfica, ele cresceu em meio aos negócios da família na construção civil, até se formar em arquitetura pela UFBA. O foco dele sempre foi um: o mercado interno da Bahia e, mais precisamente, de Salvador e Região Metropolitana.
Com uma casa na Praia do Forte a qual assina ambos projetos de arquitetura e interiores, Rafael levou o prêmio com louvor. “Esse é um projeto que combina texturas naturais, luminosidade e uma integração harmônica entre interior e exterior. A elegância e o aconchego estão em cada detalhe”, comenta.
Com muito uso de madeira e tons neutros em diferentes materiais, o projeto tem formas limpas e impressiona pela conexão ao seu entorno, valorizando não só a paisagem dessa região do litoral norte, como as características de luz e ventilação que só vemos na Bahia. Foram dois anos entre o desenho e o fim da reforma.
Rafael ressalta que a conexão que conseguiu encontrar entre a linha de arquitetura do escritório e o desejo do cliente foi o segredo para um projeto tão bem sucedido. “A gente se envolveu muito com o projeto e o terreno, e se preocupou muito com a implantação da casa pra que ela fosse de fato integrada ao exterior. A nossa arquitetura é bem geométrica, com linhas e traços bem definidos. É sofisticadamente simples e essa casa traduziu bem tudo isso”, conta Rafael.
Empreendedorismo
Com o prêmio, Rafael Souza mira objetivos que já estão em andamento no plano de negócio que concretiza o trabalho realizado nos mais de 500 projetos desses últimos dez anos. “Foi muito significativo ganhar esse prêmio porque ele é sobre qualidade de projeto. É a consolidação da boa arquitetura que a gente realiza em uma crescente e que agora vamos também partir para uma escala maior”, declara.
Os planos de Rafael partem da inquietação característica de uma geração de arquitetos baianos com o desenho da cidade e em como a arquitetura soteropolitana tem sido utilizada para refletir nossa história. “A gente vê o mercado mais conservador, com empreendimentos que vão no caminho da segurança do projeto e do investimento. Mas sair desse lugar significará um ganho imensurável para a nossa cultura e todos os elementos que nos diferenciam do resto do país”, aponta o arquiteto.
Ele relaciona o olhar inovador de arquitetos baianos como Lelé e a herança colonial forte a uma cidade que se autovaloriza constantemente. O caminho em vista? Uma nova arquitetura com a cara de Salvador. “Como a gente vai impactar a cidade de forma positiva? Essa é uma pergunta que a minha geração tem feito e provocado também novos investidores mais abertos à inovação. Sinto que vivemos um momento que convida a arquitetura de Salvador a ser mais relacionada à cidade e suas pessoas, então sou otimista com o futuro que estamos construindo”, finaliza Rafael.
O Prêmio Núcleo Destaque é um concurso anual promovido pelo Núcleo de Decoração da Bahia com o intuito de eleger os melhores trabalhos de decoração de interiores em categorias distintas.