O projeto Pôr do Som, idealizado e realizado pela cantora Daniela Mercury há 25 anos, vai acontecer e terá o patrocínio do Governo do Estado da Bahia. O anúncio foi feito neste sábado, 21 de dezembro, durante coletiva de imprensa na casa da artista, em Salvador.
Daniela explicou que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, enviou o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, para fazer o convite oficial e ligou em seguida para confirmar a notícia. “Já estava achando que não ia acontecer. É um evento que eu fiz para a cidade de presente há 25 anos e virou calendário de Salvador e da Bahia, que é o berço da música popular brasileira. Eu prometo fazer um showzaço, o melhor de todos os anos. Eu estava agoniada demais, achando que não ia acontecer”, afirmou.
O ‘Pôr do Som – 25 anos’ vai ser realizado no mesmo local onde nasceu: o Farol da Barra. “Tem tudo a ver com o pôr do sol mais bonito da cidade”. O nome do projeto é uma homenagem à canção “Farol da Barra”, dos Novos Baianos. A composição de Caetano Veloso e Luiz Galvão diz que “até os anos 2000, o Farol além de pôr-de-sol, será o pôr-do-som”.
Foi a partir dos anos 2000 que Daniela Mercury passou a realizar, religiosamente, por 15 anos, o consagrado show no cartão postal mais importante de salvador – até migrar para a Boca do Rio, como parte da programação do Festival virada, promovido pela prefeitura de Salvador. O evento acontecia na arena que recebeu o seu nome e, posteriormente, passou a se chamar “Canto da cidade”.
“Eu vou celebrar os 40 anos da Axé Music, os 75 anos do Trio Elétrico, minhas quatro décadas de carreira e esse 1/4 de século do Pôr do Som. Eu já tinha previamente conversado com alguns colegas para participarem caso fosse confirmado e muitos já toparam. Já convidei Ivete Sangalo, a Banda Mel, a Banda Didá, Carlinhos Brown, Márcia Freire, Márcio Victor, Rachel Reis e teremos mais surpresas. Eu estou muito feliz!”, celebra Daniela.
No fim do mês de outubro, a imprensa noticiou que o Pôr do Som não aconteceria na então Arena Daniela Mercury, que havia ganhado esse nome justamente por causa da tradição do Pôr do Som. A partir disso, a produção da artista vinha tentando viabilizar a estrutura para realização do show.
O Pôr do Som vai acontecer no Farol da Barra, no dia 1º de janeiro, às 16h30, com show de abertura de Gabriel Mercury. Às 17h30, Daniela Mercury e Convidados, com cobertura do Alô Alô Bahia.
Confira postagem nas redes sociais:
Ver essa foto no Instagram