Primeiro fim de semana de Verão: Rachel Reis, Maglore, Zé Vaqueiro e Carlinhos Brown são atrações em Salvador

Primeiro fim de semana de Verão: Rachel Reis, Maglore, Zé Vaqueiro e Carlinhos Brown são atrações em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 20/12/2024 às 07:00 / Leia em 9 minutos

O Verão nunca chega a abandonar Salvador, mas a gente sente o clima mudar quando ele se aproxima. A estação mais esperada pelos soteropolitanos e turistas que visitam a cidade começa oficialmente neste sábado (21), mas a música nunca para de ecoar pela capital baiana, que não ganhou o título de oficial de Cidade da Música, da Unesco, à toa.

Entre os destaques do fim de semana estão o retorno de Carlinhos Brown ao Candeal, a estreia do novo projeto de Rachel Reis, os 15 anos da Maglore e a vinda de Zé Vaqueiro a Salvador para um encontro com a Banda Eva. Tem para todos os ouvidos! Confira nossa Agenda Cultural:

* Sexta-feira, 20 de dezembro:

Rachel Reis | Foto: Divulgação

Uma das vozes mais autênticas e promissoras da nova música brasileira, Rachel Reis apresenta a primeira edição do projeto “Canto da Sereiona”, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), às 19h. A baiana traz o que há de melhor no seu repertório e recebe convidados como Filhos de Jorge, Yan Cloud, Nêssa, Murilo Chester, Hiran, Totô de Babalong e Illy. Os portões serão abertos às 17h30 para que o público aproveite o pôr do sol, antes do DJ Kevin David subir ao palco, às 18h. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Marisa Monte é homenageada do CineSom | Foto: Leo Aversa

O Cinema do Museu, no Corredor da Vitória, recebe, às 19h, mais uma edição do CineSom, desta vez homenageando Marisa Monte. Antes do show de Lorenight, às 20h30, estabelecendo o diálogo entre cinema e música, será exibido o documentário “Infinito ao Meu Redor”, de 2008, dirigido por Vicente Kubrusly. O filme captura os bastidores de uma das maiores artistas brasileiras em meio a apresentações em 17 países, para mais de 750 mil pessoas. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Cinema do Museu, pelo site da Saladearte ou pelo Whatsapp (71) 99981-7560.

Mudei de Nome | Foto: Divulgação

Em clima de fim de ano antecipado, o projeto Mudei de Nome comanda mais uma edição da festa Agradecer. O show, que já virou tradição, acontece a partir das 21h, no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande. Além dos anfitriões, o público poderá aproveitar o samba da Batifun. Os ingressos estão à venda na Ticketmaker.

Lui | Foto: Divulgação

O cantor baiano LUI, natural de Alagoinhas, mas soteropolitano de vivências artísticas há mais de duas décadas, ocupa a praça Quincas Berro D’água, no Pelourinho, a partir das 19h, com o show “Paraíso”. Com acesso gratuito, o evento marca o lançamento e a exibição do mais novo projeto do artista, “Arrepio”, videoclipe expandido com cinco canções inéditas, de samba ancestral, com referência ao samba arrastado de Santo Amaro, ao samba caboclo e de terreiro.

* Sábado, 21 de dezembro:

Fragmentos de Samba | Foto: Divulgação

A RED Burger celebra 8 anos com festa na unidade da Pituba. O evento gratuito, das 10h às 18h, reunirá atrações variadas para toda a família e, claro, muita comida e brindes. Sete chefs assadores trarão o melhor em termos de hambúrgueres na brasa e da cozinha de fogo. Angie Pelizzari, Davi Guedes e Peu Magalhães, da RED Burger, receberão Edu Moraes (Purgatório Bar), Sandro Borges (O Porco Steak House) e Marcão (Bons de Fogo). O time se completa com Euderson Lopes, do Marmoreio, que vai servir o porco assado no fogo de chão. A festa será aberta com a animação de Tio Paulinho, com direito a mini trio elétrico e personagens para a criançada. A tarde segue ao som dos cantores Tiri de Castro e Karen Cuzco, da DJ Gabi da OXE e do grupo Fragmentos de Samba. Só chegar!

Illy | Foto: Divulgação

A cantora Illy comanda, a partir das 16h20, mais uma edição do Samba Djanira, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). O evento gratuito contará com a participação especial de Nelson Rufino e Tonho Matéria e terá abertura da DJ Preta e encerramento com Dom Chicla.

Maglore | Foto: Reprodução

A Maglore comemora 15 anos em Salvador em grande estilo, com festão no Pelourinho, às 19h, no Largo Quincas Berro d’Água. Na ocasião especial, Teago Oliveira (voz e guitarra), Lucas Gonçalves (baixo e voz), Felipe Dieder (bateria) e Lelo Brandão (guitarra e teclado) convidam amigos da música que fizeram parte da trajetória da banda de alguma forma para participações especiais, como Ronei Jorge, Diego Fox, Ênio, Jajá Cardoso e Luca Bori (VDO). Os ingressos estão no Sympla e em pontos físicos, sem taxa, como Bravo Burger do Shopping da Bahia e Big Bazar Discos, nos Barris.

Orquestra Sinfônica da UFBA | Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica da UFBA (OSUFBA) e o Madrigal da UFBA encerram a temporada 2024 com concertos gratuitos, na sexta (20) e no sábado (21), quando apresentam a Sinfonia No. IX, Op. 125, de Beethoven, uma das mais importantes e mais conhecidas obras da música de concerto. A Nona Sinfonia de Beethoven foi a última obra do compositor alemão e é considerada uma obra-prima da música clássica ocidental. Primeira a unir coro e solistas em uma sinfonia, a peça lançou novos paradigmas para a música de concerto. As apresentações acontecem às 19h e 17h, respectivamente, na Reitoria da UFBA. A entrada é gratuita.

As Ganhadeiras de Itapuão | Foto: Amanda Oliveira

Com uma trajetória artística marcada por prêmios e participações em grandes eventos nacionais e internacionais, o grupo As Ganhadeiras de Itapuã, ícone da cultura afro-brasileira, se apresenta na CAIXA Cultural Salvador no sábado (21) e domingo (22), às 17h. O projeto, que seguirá em turnê pelas outras unidades do espaço cultural, também visa fomentar a troca cultural entre diferentes regiões do Brasil, levando a potência da herança cultural de Salvador a outras capitais, em um esforço de preservação, valorização e difusão do patrimônio imaterial afro-brasileiro. A participação é gratuita e a classificação, livre.

Filhos de Jorge | Foto: Divulgação

A banda Filhos de Jorge realiza mais uma edição do “Som de Jorge”, festa que acontece na Área de Eventos da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, com abertura da banda Mamacita. O evento será aberto às 19h, e os ingressos estão à venda no Sympla.

Dois importantes nomes do reggae baiano, Duda (ex-Diamba) e Lutte (ex-Mosiah Roots) promovem um encontro histórico, às 21h, no Colaboraê, no Rio Vermelho. Os dois se unem para uma noite de muita música, poesia e conexões afetivas. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Zé Vaqueiro

Banda Eva e Zé Vaqueiro são as atrações de mais uma edição do Pé na Areia Mali, no Caminho das Árvores, a partir das 15h. Um dos destaques da nova geração do piseiro, o pernambucano volta a Salvador para fazer essa mistura com o Axé de Felipe Pezzoni. Os ingressos estão à venda na Ticketmaker.

* Domingo, 22 de dezembro:

Gerônimo | Foto: Divulgação

Gerônimo Santana realiza, a partir das 15h, mais uma edição das suas matinês de Verão, no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho. Desta vez, o cantor contará com as participações especiais de Portela Açúcar e Aloysio Menezes, Ni Soares, Igor Serravalle. Quem abre a tarde é DJ Chiquinho. A entrada é gratuita.

DiDengo | Foto: Divulgação

O Allê Varanda Bar, no Santo Antônio Além do Carmo, se despede de 2024 em clima de Verão a partir das 15h, com a 2ª edição do Allê Sound, convidando o público a vestir branco ao som das bandas Didengo e Samprime. Os sucessos e hits da Axé Music e do Samba embalam a tarde, enquanto o público desfruta do menu da casa, inspirado nos sabores da Costa Amalfitana. Os ingressos estão à venda na Ticketmaker.

Baiana System é convidada de Brown | Foto: Reprodução

O recentemente reinaugurado Candyall Ghetho Square, no Candeal, volta a receber seu cacique, Carlinhos Brown, nesta temporada. O multiartista apresenta o show “Axé 40 Brown”, uma homenagem aos 40 anos da Axé Music, com a Baiana System como convidada especial. Os ingressos estão à venda no Ingresse.

OSBA | Foto: Fernando Gomes

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realizará, às 17h, o Natal da OSBA, na Igreja de São Francisco, no Pelourinho. O concerto terá a regência do maestro Carlos Prazeres, além de contar com a participação, como solistas, da soprano Maria Carla Pino Cury e o Spalla da OSBA, o violinista Francisco Roa. O tradicional Natal da OSBA encerra as atividades da temporada 2024 da Orquestra, com um repertório que equilibra clássicas natalinas, momentos de virtuosismo instrumental e vocal, além de obras que evocam esperança e união. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia