O prefeito Bruno Reis, a vice-prefeita Ana Paula Matos, além das vereadoras e vereadores eleitos em Salvador, nas Eleições Municipais 2024, foram diplomados no fim da tarde desta quarta-feira (18), durante Sessão Solene do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no Teatro Sesc Casa do Comércio. A diplomação certifica a legitimidade da pessoa eleita para tomar posse e exercer o mandato a partir de 1º de janeiro de 2025.
A cerimônia foi aberta pelo desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, presidente do Regional baiano, que destacou os esforços da Justiça Eleitoral da Bahia ao longo do último ano na preparação das Eleições Municipais de 2024. “Nós do TRE-BA percorremos um extenso caminho de planejamento, monitoramento e execução. Foi um desafio imenso, proporcional à grandiosidade do nosso estado”, pontuou.
De acordo com ele, a diplomação das candidatas e dos candidatos eleitos simboliza o encerramento de um ciclo marcado pela transparência e pela legitimidade do pleito, conduzido com empenho pela Justiça Eleitoral. “Que este momento solene seja um reflexo da grandeza e da responsabilidade dos mandatos que os senhores e as senhoras estão prestes a iniciar”, sugeriu o desembargador aos eleitos e eleitas para o exercício do mandato no quadriênio 2025-2028.
O primeiro a receber o diploma foi o prefeito reeleito de Salvador, Bruno Reis. O documento foi entregue pelo desembargador Abelardo da Matta Neto. Em seguida, foi a vez da vice-prefeita, Ana Paula Matos, receber o diploma das mãos do desembargador Maurício Kertzman, vice-presidente e Corregedor do TRE-BA.
O vereador mais votado para a Câmara Municipal de Salvador (CMS), Jorge Silva de Araújo, foi diplomado pelo juiz Raymundo César Dória Costa, titular da quarta zona eleitoral, Presidente da Junta Eleitoral Totalizadora e também responsável pela diplomação dos eleitos e das eleitas no município de Salvador.
Demais vereadoras e vereadores eleitos foram diplomados pelos desembargadores Eleitorais Pedro Rogério Castro Godinho, Moacyr Pitta Lima Filho, Danilo Costa Luiz, Ricardo Borges Maracajá Pereira e pelo Procurador Regional Eleitoral Samir Cabus Nachef Júnior.