A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) prevê um verão histórico para o turismo internacional no Brasil em 2025, com a maior oferta de voos da história. Entre janeiro e março, 4,5 milhões de assentos em voos internacionais estarão disponíveis, impulsionando destinos como o Rio de Janeiro, que espera receber 991 mil turistas estrangeiros no período, um aumento de 26% em relação ao pré-pandemia.
A América do Sul é destaque, com acréscimos significativos na oferta de voos vindos da Argentina (+106 mil), Chile (+83 mil) e Uruguai (+21 mil). Além disso, o Rio contará com 68 voos semanais a mais da região, além de reforços dos Estados Unidos (+9), Europa (+8) e Ásia (+1).
Durante a inauguração do voo direto entre o Rio e Montevidéu, operado pela Sky Airline, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, celebrou a perspectiva de alcançar US$ 7 bilhões com o turismo internacional no Brasil. “Isso significa mais emprego e renda para a nossa cidade, estado e país”, destacou Freixo.
A Bahia também participa desse movimento de crescimento. Entre janeiro e novembro de 2024, o estado recebeu 125.199 turistas estrangeiros, um aumento de 60% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esses números reforçam a posição da Bahia como a líder do turismo internacional no Nordeste.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, reforçou que, apesar dos bons resultados, os esforços para melhorar no próximo ano continuarão: “Comemoramos o crescimento contínuo em visitantes internacionais, mas não nos acomodamos e queremos avançar mais, em 2025”.