O secretário municipal de Cultura Pedro Tourinho confirmou nesta segunda-feira (16) a instalação de um Polo Audiovisual em Salvador. Chamado de Salcine, o “Projac soteropolitano” ficará localizado no Subúrbio Ferroviário, ocupando parte da antiga fábrica São Braz, em Plataforma. O projeto e os estudos de viabilidade já foram concluídos, a previsão é que o edital seja aberto nas primeiras semanas de 2025.
“Qual outra cidade no mundo terá estúdios de cinema de frente para o mar? Hoje celebramos um marco importante para Salvador: iniciamos a desapropriação da área que será transformada no nosso Polo de Cinema, os Estúdios Salvador, no coração do Subúrbio Ferroviário, na antiga fábrica São Braz, em Plataforma”, escreveu ele no Instagram.
Pedro aproveitou para compartilhar algumas registros da região e imagens do projeto, revelando que o polo contará com escola, cinema, locadora, oficinas e escritórios. Além de uma área reservada apenas para estúdios.
“Um projeto estratégico que promete potencializar nossa economia criativa, criar um novo eixo de crescimento para toda cidade, gerar centenas de empregos e consolidar Salvador como novo centro nacional na produção audiovisual”, afirmou.
Segundo o secretário, o programa municipal é um investimento que nos próximos cinco anos será líder dentro do mercado cultural. “O cinema será um dos mais importantes setores industriais da economia de Salvador e estamos construindo este futuro com oportunidades e crescimento para todos”, destacou.
O prédio é um dos mais importantes do Subúrbio Ferroviário. Desativado em 1967 e tombado desde 2002, o edifício hoje em ruínas deve passar por uma grande reforma nos próximos anos, no âmbito das obras do VLT de Salvador, dando vitalidade à região.