Catadores de material reciclável ganham primeiro galpão de triagem em Salvador

Catadores de material reciclável ganham primeiro galpão de triagem em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Matheus Landim/GOVBA

Publicado em 15/12/2024 às 15:20 / Leia em 2 minutos

Um galpão de triagem de resíduos sólidos foi inaugurado na manhã deste domingo (15), no bairro Periperi, em Salvador. O espaço conta com uma estrutura de ponta, com uma grande área para separação e compactação dos materiais, refeitório, sala de administração e vestiários.

A inauguração foi realizada com um café da manhã especial de Natal para os catadores da capital e mais 70 cooperativas baianas, e contou com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues, da primeira-dama Tatiana Velloso e de secretários estaduais.

O galpão foi construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). No espaço, os catadores separam os recicláveis coletados nas ruas, residências e comércios de acordo com o material de composição e os preparam para entrega às empresas que realizarão a reciclagem de fato. O investimento foi de R$ 1,7 milhão.

“Hoje é um dia histórico na vida da cooperativa, dos catadores e de todas as famílias que são atendidas por ela. Um espaço que vai dar dignidade e mais condições de trabalho para todos. A gente era invisível antes dessas ações do Governo do Estado”, disse Edmundo Góes, presidente da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary).

A Cooperguary foi fundada no ano 2000 e possui 30 cooperados trabalhando em Salvador e Região Metropolitana. São cerca de 500 famílias beneficiadas. Nas festas de largo, como Carnaval e Lavagem do Bonfim, o número cresce para cem trabalhadores na catação do material reciclado. Seu carro-chefe é o papelão, mas vem ampliando sua dedicação à coleta de vidros, um dos resíduos mais difíceis.

“Comemoramos hoje, o dia da Economia Solidária, e quero compartilhar esse momento com todos os catadores. Essa ação simboliza o desenvolvimento, o combate à fome, à pobreza, e acima de tudo, um cuidado com o meio ambiente. Em 2025 teremos outras novidades. Estamos elaborando uma lei para estabelecer um pagamento para os serviços dos catadores, que hoje só vivem do que retiram do ambiente. E também, a cessão de outros terrenos para que todas as cooperativas de Salvador e do interior do estado possam ter esse mesmo modelo”, garantiu o governador.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe