O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinais positivos de recuperação após ser submetido a dois procedimentos cirúrgicos no início da semana. Internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde segunda-feira (9), Lula caminhou nos corredores da instituição ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, e da equipe médica.
Janja compartilhou o momento em uma publicação no Instagram nesta sexta-feira (13), onde celebrou o progresso do marido: “Um passo depois do outro e logo estaremos em casa!”. Em outra mensagem, a primeira-dama destacou a emoção de ver Lula caminhando e afirmou: “Tenho certeza que essa imagem trouxe tranquilidade para todos que se preocupam e têm carinho pelo presidente.”
Ver essa foto no Instagram
Na manhã desta sexta, Lula deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, após o almoço, publicou um vídeo em suas redes sociais caminhando pelo hospital. Esta foi a primeira aparição pública do presidente desde a cirurgia de emergência realizada na madrugada de terça-feira (10).
Apesar do avanço na recuperação, os médicos ressaltam que Lula ainda precisa evitar situações de estresse. O cardiologista Roberto Kalil Filho já alertou que, embora ele esteja despachando do hospital e em contato com ministros, a alta prevista para segunda-feira (16) será condicionada à continuidade dos cuidados médicos em Brasília.
A expectativa é que o presidente retome gradualmente suas atividades, mas priorizando a recuperação total.