Reconhecida como protetora da visão e padroeira dos oftalmologistas, Santa Luzia é a homenageada desta sexta-feira (13), em Salvador. A celebração acontece ao longo do dia, na Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, no bairro Comércio.
A programação, que começou às 6h, conta com Celebrações Eucarísticas ainda às 8h, às 15h e às 17h, além de uma Missa Solene às 10h, seguida de procissão pelas principais ruas do bairro.
Nascida em família rica e cristã, na Itália, no ano de 283, Luzia perdeu o pai aos 5 anos. Com isso, cresceu sob os cuidados da mãe, que sofria com graves hemorragias. Certa vez, peregrinando na cidade de Catânia, elas acompanharam o Evangelho pregado durante a missa, que falava sobre a cura da mulher que sofria com a doença. A jovem, então, pediu que a mãe ficasse curada e foi rezar junto à imagem de Santa Águeda. No mesmo instante, a cura aconteceu.
Após o milagre, as duas começaram a distribuir todos os bens aos pobres. Percebendo que Luzia e a mãe eram cristãs, um jovem que vivia na região denunciou as duas às autoridades da época, que causaram inúmeras crueldades, inclusive tentando queimá-la viva, sem sucesso, já que as chamas nada fizeram contra ela.
Entre as atrocidades que sofreu, soldados arrancaram seus olhos e os entregaram em um prato à jovem, em cujo rosto, no mesmo instante, brotaram outros olhos. Fiel à sua fé em Jesus Cristo, mandaram degolar a menina em 13 de dezembro de 304, dia a partir do qual teve início a devoção à Santa Luzia, primeiro na Itália e depois por toda a Europa. Atualmente ela é conhecida como a “Santa da Visão”.