Apaixonado por arte desde a infância, o baiano Bernardo Ribeiro Tochilovsky, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista, concorre a uma chance de expor no Carrousel du Louvre, em Paris. De acordo com Alejandro Tochilovsky, pai do artista, ele encontrou na pintura uma forma de expressar suas emoções e já realizou cerca de 16 exposições no Brasil e em outros países, como Marrocos e Portugal.
A oportunidade de ter o trabalho exposto em uma das galerias do Museu do Louvre surgiu após Bernardo participar de uma mostra no Dama Art Gallery, na cidade do Porto, em Portugal. Na ocasião, o quadro “Galo no Sítio” foi escolhido para concorrer ao Prêmio Dama de Ouro Salão de Arte 2024. Ao todo, foram 41 artistas selecionados pela curadora Cristina Bernardini. As votações vão até o dia 16 de janeiro e podem ser feitas pela internet.
“Eu tenho orgulho como mãe, de ver um filho traçar o seu caminho e fazer uso do que lhe foi ofertado. Ele sempre trabalhou muito e dizia: ‘é difícil, mas eu consigo”. Essa força de vontade é dele“, conta Maria Ângela Tochilovsky, mãe de Bernardo.