Entidades do setor lançam guia para transporte aéreo seguro de animais de estimação

Entidades do setor lançam guia para transporte aéreo seguro de animais de estimação

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações do PANROTAS

Reprodução/Pet Work Travel

Publicado em 11/12/2024 às 12:14 / Leia em 2 minutos

Entidades do setor aéreo, como Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e a Junta de Representantes de Empresas Aéreas no Brasil (JURCAIB), lançaram o “Guia de Orientações para Transporte Aéreo de Cães e Gatos”. O documento foi desenvolvido a partir do Código de Conduta estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O guia integra o Plano de Transporte Aéreo de Animais (PATA), do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), e aponta critérios de segurança que devem ser aplicados em todas as etapas do transporte aéreo de animais. A iniciativa reforça a importância de garantir uma experiência de viagem mais segura e agradável tanto para tutores quanto para pets.

O transporte seguro de animais de estimação requer padrões claros e consistentes. Nosso compromisso é garantir que todas as etapas do transporte aéreo priorizem a segurança, o bem-estar animal e a tranquilidade dos tutores”, afirmou o vice-presidente regional para as Américas da IATA, Peter Cerdá, ao PANROTAS.

Segundo a presidente da Abear, Jurema Monteiro, o lançamento da cartilha simboliza a sinergia entre as entidades do setor, governo federal e consumidores, que agora terão um documento de fácil acesso com orientações. “A segurança operacional é um princípio fundamental do modal aéreo e o guia reforça este compromisso, considerando todos os aspectos do bem-estar animal”, destacou.

Entre as orientações apresentadas estão sobre a escolha adequada de contêiner, as políticas das companhias aéreas e o processo de preparação dos animais domésticos para o voo. A cartilha aborda ainda cuidados essenciais durante a viagem, fornecendo informações detalhadas sobre regulamentações e documentação necessária.

O documento completo pode ser acessado aqui.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia