Arte, gastronomia e história: conheça as atrações imperdíveis de Nice e Antibes

Arte, gastronomia e história: conheça as atrações imperdíveis de Nice e Antibes

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Gabriel Moura*

Divulgação

Publicado em 11/12/2024 às 21:05 / Leia em 5 minutos

A Riviera Francesa, famosa por suas paisagens deslumbrantes e rica herança cultural, é um destino que é sinônimo de verão com as praias de Saint-Tropez, glamour de Mônaco e globalismo do festival de cinema de Cannes, que ocorre em maio. Mas é no inverno que surge a oportunidade de aproveitar as temperaturas mais amenas e a tranquilidade provocada pela ausência da multidão da alta temporada para desbravar o charme de lugares como Nice, Eze e Antibes.

Aliás, a própria Riviera Francesa iniciou sua trajetória enquanto um dos destinos turísticos mais desejados da Europa como atração de inverno. Enquanto os territórios mais ao norte do continente sofriam com nevascas, a nobreza e alta burguesia – incluindo a família real do Reino Unido – rumavam para o litoral sul francês a fim de pegar um bronzeado nas praias.

Esta centenária indústria de turismo rendeu a Nice o título de patrimônio da humanidade. Boa parte do centro histórico da metrópole, incluindo a icônica Promenade des Anglais, é tombada pela Unesco.

Nice: Mistura de culturas
Regiões de fronteira possuem um charme especial pela habilidade de juntar culturas. Nice, que no passado fez parte do território que hoje chamamos de Itália, é um exemplo perfeito disso. Enquanto a parte mais antiga da cidade traz casas amontoadas com a tonalidade terrosa típica da da Itália, a região mais moderna é lotada de prédios todos trabalhados no art-deco.

Até na culinária a mistura é óbvia. O prato típico da cidade se chama – alô quinta-série – Merda de Can, que é uma espécie de gnocchi temperado em um molho verde que se assemelha ao pesto.

  • Villa Kerylos

Situada nas proximidades de Nice, a Villa Kerylos é uma reprodução fiel de uma casa da Grécia Antiga. Este monumento histórico é um testemunho às influências clássicas na Riviera Francesa. Durante o inverno, a luz suave do sol da estação realça os detalhes arquitetônicos e cria uma experiência ainda mais intimista.

Além do mergulho na cultura e arquitetura grega, o local também é um ótimo ponto para fotos do litoral da Côte D’Azur.

Tour the Grecian Villa Kerylos in Beaulieu-sur-Mer – Frederic Magazine

  • Museu Matisse

O Museu Matisse, localizado no bairro de Cimiez em Nice, é uma verdadeira joia para os amantes de arte. Instalado em uma mansão do século XVII, o museu exibe uma rica coleção de obras que abrangem a carreira do icônico Henri Matisse. Entre as peças em exposição, destacam-se “Natureza-Morta com Romãs”, os desenhos preparatórios para o afresco da Capela do Rosário em Vence e as famosas colagens de papel recortado como “Flores e Folhas”.

Museu Henri Matisse em Nice, cidade onde o artista produziu a maior parte de sua obra - Click Museus

  • Cave Bianchi

Nice também oferece oportunidades únicas para os amantes de vinho.Os renomados rótulos da Provance podem não apenas serem degustados, como explicados, através de uma wine tasting na Cave Bianchi, uma das lojas de vinhos mais antigas da França – datada de 1860.

Eze: Uma Viagem no Tempo
O vilarejo medieval de Eze, com seu castelo situado no topo de uma colina, é um dos diamantes perdidos na Côte a’Azur. E a melhor época do ano para visitar a vila é definitivamente no inverno. Primeiro por ter menos pessoas para dividir as acanhadas escadarias. Segundo que chegar ao topo do castelo, de onde há a melhor vista da Riviera Francesa, são muitos degraus… muitos. Chegar lá com o calor de 30ºC do verão é prova de resistência.

Èze, o belo vilarejo medieval da Côte d'Azur, na França

  • Gallimard Perfumaria

Eze também é conhecida por sua tradição em perfumaria, sendo lar da renomada Gallimard. Aqui, você pode conhecer o processo de criação de perfumes, aprender sobre os ingredientes utilizados e, claro, adquirir fragrâncias exclusivas para levar para casa. O grande barato, no entanto, é a possibilidade de você misturar aromas para criar o próprio perfume. A aula é feita com um perfumista profissional que te ensina todas as técnicas e medidas para criar uma fragância autoral.

Antibes: Luxo e Calmaria
Muito menos conhecida que as vizinhas Cannes, Saint-Tropez e Nice, Antibes é um destino que surpreende pela história e calmaria. A praia de areia – algo raro na Europa – atrai anualmente milhares de turistas, especialmente milionários que ancoram luxuosos iates no vilarejo.

15 Unforgettable Things to Do in Antibes, France

  • Museu Picasso

A cidade de Antibes foi lar de Pablo Picasso durante alguns meses. Neste período, o famoso pintor espanhol teve uma de suas mais criativas fases. O resultado disso é visível no Museu Picasso, instalado no belo Castelo Grimaldi, onde o gênio do cubismo viveu. Com uma rica coleção de obras do gênio espanhol, o museu oferece vistas panorâmicas do Mediterrâneo que são especialmente impressionantes no inverno, quando o horizonte parece infinito e os tons do mar se intensificam.

  • Port Vauban

O Port Vauban, um dos maiores portos de iates da Europa, é uma verdadeira vitrine de luxo e modernidade. Mesmo durante o inverno, o porto permanece ativo, com embarcações impressionantes e um ambiente ideal para passeios ao longo da marina. Além disso, o lugar oferece um belíssimo pôr-do-sol.

Port Vauban - O que saber antes de ir (ATUALIZADO Dezembro 2024)

  • Bar à Absinthe

Localizado no coração de Antibes, o Bar à Absinthe é um convite à descoberta de uma das bebidas mais emblemáticas da história francesa. Ilegal no Brasil por sua alta concentração de álcool – que pode chegar a 89% – a bebida é apreciada da forma tradicional neste bar.

  • Cap d’Antibes

Cap d’Antibes é uma península que combina natureza intocada e residências luxuosas. Lá também abriga o Farol Garoupe, parada fundamental durante a viagem para Antibes. O destaque lá é subir a pequena torre para apreciar a paisagem.

*O repórter viajou à convite da Air France, em parceria com Atout France e GOL Linhas Aéreas

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe