A partir das 8h desta quarta-feira (4), o fornecimento de água será interrompido em Feira de Santana, cidade situada a cerca de 100 km de Salvador, e em mais cinco municípios baianos. Estima-se que mais de 700 mil moradores sejam afetados pela suspensão.
A interrupção foi anunciada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que explicou que a medida é necessária para a instalação de um novo maquinário, parte das obras de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Feira de Santana. Além de Feira de Santana, os moradores de Conceição de Feira, São Gonçalo dos Campos, Santa Bárbara, Santanópolis e Tanquinho também enfrentarão o corte no abastecimento.
Os serviços estão previstos para ser concluídos por volta das 16h, quando o fornecimento será retomado de forma gradual. Contudo, devido ao tempo necessário para o reabastecimento das redes e reservatórios, algumas áreas mais altas ou distantes das principais linhas de distribuição podem demorar até 48 horas para ter a normalização do serviço. A Embasa recomenda que os moradores economizem a água armazenada durante esse período.