A data de nascimento de Luiz Gonzaga, 13 de dezembro, deu origem ao Dia Nacional do Forró e, em Salvador, vai ganhar uma comemoração especial. O cantor e sanfoneiro Cicinho de Assis apresenta, neste dia, o show “Um forró para seu Luiz”, a partir das 20 horas, no Teatro SESC Casa do Comércio, no qual celebra o repertório do rei do baião. Os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 20 mais um quilo de alimento não perecível, à venda a partir desta quarta-feira (4), na bilheteria do local ou na plataforma Sympla. O patrocínio é da Bahiagás.
Cicinho vai dividir o palco com a filha, a também cantora Julie de Assis. Os artistas vão tocar composições populares que conservam a originalidade da obra de Gonzagão, em uma ode à essência da cultura nordestina. O legado de Luiz Gonzaga está nas canções dos diversos gêneros musicais abrigados sob o título de forró, como xote, baião, coco e xaxado. Sucesssos como “Respeita Januário”, “Paraíba” e “Sertão” estão no repertório.
“O meu sentimento por esse show é muito forte. É no Dia Nacional do Forró e não podíamos deixar de reverenciar ao rei do Baião. Será uma satisfação estar no palco, acompanhado da minha filha, para fazer esta homenagem a Luiz Gonzaga, levando as canções dele para o público”, declarou Cicinho.
Conhecido nacionalmente como músico que acompanhou artistas de grande renome como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Ivete Sangalo, Daniela, Mercury, Jorge Mautner, Chiclete com Banana e Dorgival Dantas, Cicinho de Assis é natural de Senhor do Bonfim, tida como a capital baiana do forró. Filho de músico, ele começou a tocar instrumentos musicais aos nove anos. Aos 17 anos já alcançava sua independência por meio da música. O baiano foi aplaudido de pé no 1º festival internacional da sanfona, ao lado de Elba Ramalho, Dominguinhos, Targino Godim e mais artistas.