Cortejo Afro tenta realizar ensaios de verão no antigo Cine-Teatro Jandaia

Cortejo Afro tenta realizar ensaios de verão no antigo Cine-Teatro Jandaia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Surenã Dias

Divulgação

Publicado em 03/12/2024 às 15:10 / Leia em 3 minutos

Regina Casé usou seu perfil do Instagram nesta terça-feira (3) para anunciar que o antigo Cine-Teatro Jandaia, na Baixa dos Sapateiros, em Salvador, está prestes a entrar em uma grande reforma para se tornar a sede do Cortejo Afro durante o Verão de 2025.

Acompanhada do produtor do Cortejo Afro e artista plástico Alberto Pitta, além de Vik Muniz e engenheiros, a atriz prometeu que o próximo ano será de surpresas para o público baiano.

“Estou apresentando para vocês o Cine Jandaia, a futura sede do Cortejo Afro nesse Verão, porque a gente é maluco e o Alberto, que é mais do que eu, inclusive, acha que tudo isso aqui vai arrumar a tempo para a gente vir toda segunda-feira para cá”, brincou a apresentadora apontando para o palco. “A Carmen Miranda cantou ali, olha, naquele palco”, disse ela através dos stories.

Procurado pelo Alô Alô Bahia, Alberto Pitta revelou detalhes sobre as negociações para levar os ensaios do Cortejo ao Jandaia e confirmou que está se dedicando para que tudo saia conforme o planejado. “É um espaço inusitado, mas essa é a realidade. O plano é juntar uma força tarefa para fazer acontecer”, afirma.

A novidade surge pouco após ele receber a proposta do Governo do Estado para transferir os ensaios do Cortejo para o Cine Pax, outro edifício histórico também localizado na Baixa dos Sapateiros. Apesar das dificuldades burocráticas, ele acredita que a colaboração de Regina Casé será decisiva para alcançar uma resposta positiva.

“Eu acho que diga o que quer, que o poder é lhe dado. É isso que eu penso. Então, quando eu quero, eu vou para cima e, se você não for, não acontece. O maior arrependimento é quando você não tenta”, diz ele, finalizando: “Estamos na luta, no esforço, para isso de fato acontecer”.

Criado por Alberto Pitta, que há mais de três décadas trabalha em prol da valorização da cultura africana no Brasil, o Cortejo Afro carrega consigo as raízes profundas da cultura afro-brasileira. Surgido às margens da Bacia do Cobre, no Parque São Bartolomeu, o grupo é fortemente inspirado pelas tradições do Ilê Axé Oyá, sob a orientação espiritual da Yalorixá Mãe Santinha (Anizia da Rocha Pitta).

Em recente entrevista ao Alô Alô Bahia, Alberto adiantou detalhes sobre o tema do Carnaval do Bloco, que no próximo ano irá homenagear as “Jóias de Crioula”. “Vamos começar no dia 22 de dezembro, com o primeiro ensaio e, em seguida, o pré-Réveillon do Cortejo Afro. O tema será ‘Joias de Crioulas’. Vamos falar sobre joias de libertação, liberdade das mulheres, alforria”, explicou .

Sobre o Cine-Teatro Jandaia

Cine-Teatro Jandaia foi um espaço cultural brasileiro que funcionou como sala de cinema e teatro, foi fundado no ano de 1911, e está localizado na Baixa dos Sapateiros na área central de Salvador, capital do estado da Bahia.

Em 2010, o prédio recebeu o tombamento provisório junto ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão estadual da Bahia que visa conservar o patrimônio histórico do estado da Bahia. Posteriormente em 2013, o IPAC retirou os vitrais do cinema para garantir a preservação. No ano de 2015, o órgão aprovou o tombamento em definitivo.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe