A Air France é realmente a melhor? Saiba a experiência de voar entre Salvador e Paris

A Air France é realmente a melhor? Saiba a experiência de voar entre Salvador e Paris

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Gabriel Moura*

Divulgação

Publicado em 02/12/2024 às 15:53 / Leia em 6 minutos

A Air France pousou em Salvador há aproximadamente um mês não apenas prometendo uma ligação direta com Paris, na França, mas também a possibilidade de transportar os passageiros com o conforto que apenas uma das mais renomadas e luxuosas empresas aéreas da Europa pode proporcionar.

O SkyTrax, considerado o “Oscar” da aviação mundial, premiou a Air France como a melhor empresa da Europa Ocidental, e nona melhor do mundo em 2024, por exemplo.

Comparando com as outras empresas que operam rotas entre Salvador e a Europa, a TAP, que voa até Lisboa, aparece na 71ª posição. Air Europa não é nem citada no top 100.

Mas seria a Air France essas “Coca-Cola”, ou, afrancesando, esses Dom Pérignon todo? A convite da própria companhia, em parceria com a Gol e Atout France, o Alô Alô Bahia viajou a bordo do moderníssimo A350-900 e conta como foi a experiência na Classe Econômica.

Diferenciais

Logo de cara, chama atenção a excelente reclinação de 119º da poltrona, o que oferece mais conforto para descansar ao longo das nove horas de voo. Também é ponto positivo a tela de entretenimento moderna e responsiva com 13,3 polegadas. O espaço entre as cadeiras é de 79 centímetros, o que garante uma viagem confortável para a maioria dos passageiros.

Um ponto de atenção é a ausência de tomadas universais. Para carregar os celulares existe apenas um conector daquele tipo USB mais antigo. Quem possui celulares mais modernos, com o conector USB tipo C, precisa economizar na bateria ao longo do voo.

Falando em celular, aliás, o voo é equipado com Wi-Fi gratuito apenas para mensagens de WhatsApp e outros aplicativos de comunicação. Quem deseja usufruir de todas as redes sociais, sites e e-mails precisa pagar uma taxa de 22 euros para todo o voo. A internet funciona bem enquanto a aeronave sobrevoa a Europa e o Brasil. Quando está sobre o Atlântico, no entanto, tanto na ida quanto na volta foi impossível enviar mensagens.

A promessa da Air France é para 2025 melhorar muito a conexão com a internet. A empresa assinou um acordo com StarLink, empresa de Elon Musk, para garantir um acesso rápido e em todo o globo dentro de suas aeronaves.

Sobre os filmes e seriados disponíveis no serviço de entretenimento a bordo, a variedade de opções é grande, incluindo lançamentos recentes. Difícil ficar entediado ou com falta de opções durante o voo. Porém nem todos os títulos possuem dublagem ou legenda em português.Apenas aqueles que possuem domínio do francês ou inglês podem consumir todo o conteúdo sem grandes problemas.

Ainda na questão idiomática, um notável ponto positivo é que todo o voo possui ao menos um comissário de bordo que fala português, facilitando assim a comunicação em caso de algum problema no avião. Até quem não domina o idioma de Camões se esforça para entender as demandas dos brasileiros em sua língua nativa.

Serviço de bordo

A parte mais aguardada do voo é o pouso. E, para os esfomeados, a segunda é a hora do serviço de bordo. O grande diferencial da Air France nesta hora é oferecer um autêntico champagne francês mesmo na Classe Econômica.

Para comer no jantar, que é servido aproximadamente uma hora após a decolagem, as opções principais são os tradicionais “massa ou frango”. O prato é acompanhado por pão, salada e sobremesa.

O sabor e tamanho da porção é de nível equivalente aos outras empresas na classe econômica, sem pontos positivos ou negativos.

Serviço de jantar da Air France (Foto: Gabriel Moura / Alô Alô Bahia)Para beber, além da supracitada champagne, há vinho branco, tinto, refrigerante, suco, água, café e chá. O positivo aqui é a possibilidade de repetir a bebida alcóolica enquanto ela estiver disponível.

Uma hora antes do pouso, outro lanche é servido. Novamente um pão gelado, iogurte, suco, manteiga, queijo e sobremesa. O padrão se repete: é uma comida para apenas matar a fome, não agraciar o paladar.

Nas classes Premium e Executiva, no entanto, a promessa é de um requinte culinário superior, com menu desenvolvido por chefs Michelin nos voos saídos de Paris.

Café da manhã é menos ‘farto’ que o jantar (Foto: Gabriel Moura / Alô Alô Bahia)

Aeronave

Um dos maiores diferenciais da Air France na rota é o Airbus A350-900. Uma das aeronaves mais modernas do mundo, ela é, além de espaçosa, confortável. O principal destaque é o sistema de umidificação do ar, que não o deixa extremamente seco.

Ou seja: em um voo longo como este, o passageiro não sente vontade de beber água a cada 15 minutos e a pele não fica a ponto se soltar aqueles “farelos” brancos.

Na econômica, as fileiras são distribuídas no formato 3-3-3, padrão para este tipo de aeronave. O espaço para os ombros é bom, sem a necessidade de malabarismos para não encostar no coleguinha que vai ao lado.

Foto: Divulgação

Veredito

A Air France é, sem dúvidas, a opção mais confortável para ir diretamente de Salvador até a Europa – a menos que o passageiro tenha como destino final Madrid ou Lisboa, aí vale a pena entrar nos aviões da Air Europa e TAP, respectivamente.

Os contratempos da francesa passam longe de a estragar a experiência de voo.

Além disso, o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, é mais confortável e moderno que os de Lisboa e Madrid para realizar conexões dentro da Europa. Além disso, a Air France em si atende mais destinos, inclusive na Ásia e África, agilizando ainda mais a vida do passageiro.

Para completar, ao menos neste início de operações em Salvador, as passagens da Air France estão sendo vendidas a preços competitivos, similares às concorrentes.

*O repórter do Alô Alô Bahia viajou para a França à convite da Air France, Gol e Atout France.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe