Walter Salles aponta semelhanças entre ‘Ainda estou aqui’ e ‘Central do Brasil’ e relembra ensinamento de Fernanda Montenegro

Walter Salles aponta semelhanças entre ‘Ainda estou aqui’ e ‘Central do Brasil’ e relembra ensinamento de Fernanda Montenegro

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

AFP

Publicado em 28/11/2024 às 13:05 / Leia em 2 minutos

Considerado um dos mais prestigiados cineastas brasileiros, Walter Salles comemorou a repercussão do seu mais novo projeto, o filme “Ainda Estou Aqui”, que representa o Brasil na corrida pelo Oscar. Durante entrevista ao jornal O Globo, o diretor falou sobre o impacto do longa estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, que está prestes a superar a marca de 2 milhões de espectadores no Brasil, e destacou as semelhanças entre a obra e outro grande clássico da sua carreira, “Central do Brasil”. Na ocasião, ele ressaltou ainda um ensinamento que teve com Fernanda Montenegro, com quem trabalhou em ambos os filmes.

Dona Fernanda Montenegro me ensinou, entre tantas coisas, que não temos saída que não passe pelo humano e pelo existencial. Tanto “Central do Brasil” quanto “Ainda estou aqui” são filmes que abraçam essa sensibilidade. Também são filmes em que o drama pessoal e o drama coletivo se sobrepõem”, afirmou Salles.

Na ocasião, o diretor comentou ainda sobre o elemento político presente nas duas obras: “A busca do pai em “Central do Brasil” é, no fundo, a busca por um país depois dos anos traumáticos da ditadura e do desgoverno Collor. Da mesma forma, a história de Rubens e Eunice Paiva oferece um retrato potente do país. Daquilo que poderíamos ter, mas também daquilo que somos e queremos ser. Isso está muito claro nesse momento político que estamos atravessando. As evidências estão na mesa, e Eunice Paiva tem muito a nos ensinar.”

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe