O espetáculo “Los Catedrásticos” volta ao teatro em janeiro de 2025, após 12 anos ausente dos palcos. A montagem, que nasceu em 1989, na Universidade Federal da Bahia, é considerada um clássico da arte baiana e já tem data para ser reapresentada ao público: 9 de janeiro, no Teatro Módulo, na Pituba.
Com direção de Paulo Dourado, os atores Jackson Costa, Cyria Coentro, Maria Menezes e Zéu Brito levam ao público novidades sobre o conteúdo poético musical baiano, apresentando questões sobre a folclorização e mercantilização da cultura popular, exacerbação da sexualidade, o ideário da carnavalização e o universo virtual das redes sociais.
“A ideia do nosso diretor é trazer alguns sucessos antigos, das montagens anteriores, até chegarmos nos sucessos atuais. Esse momento de criação é algo sublime, que passa por medos, cansaços, desafios, inseguranças, coragem… São momentos de muito aprendizado. Não tem preço que pague o ofício da gente de teatro”, celebrou Jackson.
O grupo atualiza o espetáculo a cada temporada, incorporando novas músicas, textos e cenas, e abrindo espaço para a interatividade do público. Nas redes sociais, os atores registraram os primeiros ensaios, que marcaram o reencontro do elenco original, com exceção de Ricardo Bittencourt, que está em São Paulo, montando outro espetáculo, e será substituído por Zéu Brito.
Ver essa foto no Instagram