Paris ficou coberta de neve nos últimos dias, após uma tempestade atípica para o mês de novembro, marcando um início precoce das condições corriqueiras do inverno europeu. A tempestade, batizada de Caetano, provocou nevascas em várias regiões da França, colocando mais de 50 localidades em alerta laranja para neve, gelo e ventos fortes, segundo o Météo France, o instituto nacional de meteorologia.
Na capital francesa, a neve encantou turistas, especialmente no bairro de Montmartre, onde a Basílica de Sacré-Cœur serviu de cenário para registros. Dados apontam uma acumulação de neve de 1 a 5 centímetros em Paris e até 10 centímetros nas áreas mais ao sul de Île-de-France.
AVISO ❄️
Tombe la #neige à #Paris #France 🇫🇷
Hoy 21 de noviembre, fuerte nevada en París Francia, así luce la la Torre #Eiffel #neige #snow #nieve
Vía @VirginiedeTarle pic.twitter.com/LFR9bJoB4d— Geól. Sergio Almazán (@chematierra) November 21, 2024
💬 “C’est un rêve pour moi”
Cette touriste mexicaine s’extasie devant le Sacré-Cœur sous la neige pic.twitter.com/7fOhucS0MC
— BFMTV (@BFMTV) November 21, 2024
O fenômeno climático atinge outras partes do país, com impacto significativo no tráfego. Na região de Orne, dez acidentes de trânsito foram registrados logo nas primeiras horas da manhã, mesmo com medidas preventivas como salinização das estradas. Em regiões como Nova Aquitânia e Bordeaux, algumas linhas de trem foram interrompidas por precaução.
Os ventos, que ultrapassaram os 120 km/h em algumas áreas costeiras e 150 km/h nos Alpes, levaram ao fechamento de pontes e à suspensão do transporte escolar em regiões como Manche, Calvados e Eure. As autoridades também alertaram para o risco de avalanches nos Alpes, especialmente no Mont-Blanc, devido às condições instáveis causadas pelo vento e pelo acúmulo de neve.
A França não é o único país europeu afetado. Bélgica, Áustria, Polônia e República Tcheca também registraram neve e enfrentam dificuldades logísticas devido ao fenômeno climático, que é impulsionado por uma frente de ar polar que se desloca pela Europa Central.