A Princesa de Gales, Kate Middleton, deu um gesto comovente de solidariedade ao convidar famílias e sobreviventes do trágico ataque com faca ocorrido em Southport, no Reino Unido, para participar do tradicional concerto de Natal “Together at Christmas”, marcado para 6 de dezembro na Abadia de Westminster.
O ataque, ocorrido em 29 de julho durante uma aula de dança com tema de Taylor Swift, tirou a vida de três crianças: Bebe King (6), Elsie Dot Stancombe (7) e Alice da Silva Aguiar (9).
Além disso, deixou outras 10 pessoas feridas, incluindo oito crianças e a professora que testemunhou o ocorrido.
Kate e o Príncipe William visitaram Southport em outubro, onde se encontraram com as famílias das vítimas e membros dos serviços de emergência que atuaram na tragédia. A visita marcou o retorno gradual da princesa aos compromissos reais após o término de seu tratamento contra o câncer, anunciado em setembro.
Segundo o Palácio de Kensington, o concerto deste ano celebra aqueles que apoiam os mais necessitados, ressaltando o poder do amor, empatia e solidariedade. “Este tema é inspirado na história do Natal, que nos incentiva a considerar as experiências dos outros e a importância de dar e receber empatia”, afirmou o escritório da princesa em comunicado.
A cerimônia, que chega à sua quarta edição, será gravada e transmitida pela ITV1 e ITVx na véspera de Natal, 24 de dezembro. Cerca de 1.600 pessoas, entre voluntários, trabalhadores comunitários e famílias de sobreviventes, foram convidadas para o evento, que contará com apresentações musicais e mensagens de esperança.
Além disso, o concerto deve reunir os três filhos de William e Kate — o Príncipe George (11), a Princesa Charlotte (9) e o Príncipe Louis (6) — e outros membros da realeza.