Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o Instituto Cervantes Salvador realiza uma noite de imersão na cultura afro-brasileira com o evento “Contos dos Orixás: a tradição oral africana em Salvador”. A atividade acontecerá nestaa quinta-feira (28), a partir das 18h, na sede do instituto, na Ladeira da Barra, em Salvador.
O evento contará com a participação do babalorixá Pai Alcides de Carvalho, do Terreiro do Gantois, e do músico e professor Willys Santos. A mesa-redonda com a participação dos convidados vai explorar as narrativas e histórias dos Orixás que atravessaram o tempo e se mantêm vivas através da tradição oral, um elemento fundamental na preservação da cultura africana e sua influência na formação da identidade brasileira e baiana.
O público poderá prestigiar ainda a tradicional lavagem da escadaria do Instituto Cervantes e da biblioteca José García Nieto, conduzida pelo babalorixá Pai Alcides de Carvalho. Na cultura afro-brasileira, a lavagem representa a purificação e renovação de energias, promovendo um momento de conexão com a espiritualidade.