A ópera-canção “Amor Azul”, criada por Gilberto Gil em colaboração com o maestro italiano Aldo Brizzi, desembarca neste sábado (23), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, com participação da Orquestra e Coro do Neojiba, além de solistas do Núcleo de Ópera da Bahia. O espetáculo terá transmissão ao vivo da TVE, a partir das 18h30. Também será possível acompanhar a apresentação pelo canal da emissora no Youtube.
A ópera conta a história de amor entre o deus hindu Krishna e a mortal Radha. Com 40 músicas inéditas, o espetáculo soma cerca de 150 artistas no palco, entre músicos, cantores, solistas e bailarinos, unindo música clássica, canto lírico, samba, bossa nova, afoxé e percussão afro-brasileira e dança tradicional indiana. A obra foi escrita durante sete anos por Gil e Brizzi, e tem duração de duas horas, com dois atos e um intervalo de 20 minutos.
O texto principal do espetáculo vem de ‘Gita Govinda’, de Jayadeva Goswami, considerada uma das obras primas da literatura mundial. A adaptação do original foi feita em colaboração com o poeta André Vallias. O espetáculo foi apresentado em Paris e São Paulo, com grande aclamação da crítica, e agora estreia na terra natal do cantor, compositor e instrumentista baiano.