Depois de uma semana curtinha, com um feriado no meio, eis que chega mais um fim de semana. Os dias seguem com sons para todos os ouvidos, da estreia da ópera “Amor Azul”, de Gilberto Gil e Aldo Brizzi, ao retorno de Carlinhos Brown com Olodum e Timbalada ao Candeal.
Além de muita movimentação em torno do tema Novembro Negro, com shows e exposição, por exemplo, não falta samba, com shows de Xande de Pilares, Belo e muitos outros no Samba Salvador, e a primeira vez da Sambay, a primeira roda de samba LGBTQIAPN+ do Brasil na cidade. Confira nossas dicas na Agenda Cultural:
* Sexta-feira, 22 de novembro:
A Banda Didá fará o Afro Cortejo no Pelourinho, como parte das celebrações do Novembro Salvador Capital Afro. A concentração está marcada para 17h, na Rua Maciel de Cima.
Já dentro da programação do Novembro Negro Bahia 2024, o I Festival Movaê – Empreendedorismo Negro, Inovação, Tecnologia e Economia Criativa acontece até sábado (23), também no Pelourinho, coração pulsante da ancestralidade e resistência negra na cidade de Salvador. O evento gratuito ocupa ruas e largos do Centro Histórico com oficinas, desfiles de moda, feira, painéis e shows musicais de artistas como Lazzo Matumbi, Marcia Short, Muzenza, Malê de Balê, Bule Bule. Saiba mais.
Rowney Scott comemora, às 19h, duas décadas de atuação como professor de música, em apresentação no 13º Concerto da Orquestra Sinfônica da UFBA, na Reitoria da universidade, com entrada gratuita. Sob a batuta do Maestro José Maurício Brandão, a orquestra promete uma viagem musical pela trajetória pessoal e artística do saxofonista, com cada fase marcante de sua vida representada por uma música. O aniversariante toca ao lado de convidados especiais como Banda de Boca, Grupo Garagem, Rowney Scott Quarteto, Tito Bahiense e músicos da Orkestra Rumpilezz.
Para quem adora as artes plásticas, o artista Igor Rodrigues segue com sua primeira mostra individual na Bahia, a exposição “Espelho D’Água”, em cartaz até o dia 20 de dezembro, na Acervo Galeria de Arte, no Caminho das Árvores. Um dos destaques da SP-Arte (2022) e da ArtRio (2023), o baiano de Feira de Santana traz, nesta curadoria de João Victor Guimarães, um pouco da sua relação com o mar da capital baiana e tudo o que ele representa em termos de memórias afetivas. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h.
* Sábado, 23 de novembro:
A Praça da Piedade será palco de mais uma edição da Peri-Feiras Preta, evento que celebra a cultura, a resistência e o empreendedorismo da comunidade negra, das 8h às 17h. A feira tem como objetivo impulsionar a economia de pequenos empreendedores periféricos e destacar a importância do Novembro Negro na valorização da história e das conquistas da população afrodescendente. O evento contará com atrações musicais, exposições de arte e produtos artesanais, moda, gastronomia e serviços oferecidos por empreendedores da periferia.
O Samba Salvador, no Wet, reúne shows de Tony Salles, Belo, Xande de Pilares, Tiee, Xanddy Harmonia, Turma do Pagode, Pixote, Renanzinho CBX e Sambaiana, a partir das 17h. O evento valoriza as raízes do ritmo, levando ao palco artistas que são referência no gênero e suas variações. Os ingressos estão à venda na loja do Bora Tickets, no Shopping da Bahia, e pelo site boratickets.com.br.
Às 18h30, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves será palco da ópera “Amor Azul”, de Gilberto Gil e do maestro italiano Aldo Brizzi. Salvador é a segunda cidade no Brasil a receber o espetáculo, que estreou em Paris, em 2022. Por aqui, estão confirmadas as participações da Orquestra e Coro do Neojiba, além de solistas do Núcleo de Ópera da Bahia. Os ingressos estão à venda no Sympla. Saiba mais.
Sucesso nas redes sociais, com interpretações envolventes, o cantor e compositor pernambucano Caike Souza traz o show da sua nova turnê “Quero Te Ver Pra Sempre” para o Teatro SESC Casa do Comércio, às 20h. Além de grandes sucessos da música nacional, o repertório eclético traz o lado autoral do artista, com músicas próprias, como “Você Foi”, “Quero Te Ver Pra Sempre”, “Coisa Mais Bonita”, e “Não Sou De Me Entregar”. Os ingressos estão à venda no Sympla.
A Senzala do Barro Preto recebe, a partir das 21h, o Ensaio Especial de 50 anos do Ilê Aiyê. A Band’Aiyê receberá convidados e parceiros que compartilham da história de música, resistência e valorização da cultura negra. Estão confirmadas as alas de canto dos blocos Cortejo Afro e Muzenza e as bandas Didá e Orisun. A noite começa nas ruas da Liberdade, com caminhada embalada pelo ritmo da banda, que faz o percurso do Plano Inclinado da Liberdade até a Ladeira do Curuzu. A concentração começa às 18h30 e, sob os batuques dos tambores, o Ilê chega ao palco principal do ensaio às 20h30.
A Sambay, primeira roda de samba LGBTQIAPN+ do Brasil, estará em Salvador pela primeira vez, no Baía Sunset, no Largo dos Aflitos, às 21h. Na capital baiana, o cantor Rodrigo Drade, ao lado dos demais integrantes da roda, contará com as participações especiais de Aila Menezes e Marcela Guedes. Além de clássicos do ritmo, o público pode aguardar muitas plumas, paetês e até músicas autorais, como “Sambay Demais”. Os ingressos estão à venda no www.sanfolia.com.
* Domingo, 24 de novembro:
A tarde no Santo Antônio Além do Carmo tem a voz de Jau como trilha sonora, a partir das 15h, na Chácara Baluarte. O cantor apresenta mais uma edição do “Pôr do Jau”, desta vez com as participações especiais do Cortejo Afro e dos Filhos de Jorge. Os ingressos estão à venda na Ticket Maker.
Já no Candeal, Carlinhos Brown reúne convidados em evento que celebra, a partir das 17h, a reabertura do Candyall Guetto Square, após uma revitalização. O cacique recebe em um dos palcos mais disputados do Verão de Salvador o Olodum e a Timbalada. Os ingressos estão à venda no site ou app da Ingresse.