Um centro de baixa pressão, conhecido popularmente como ciclone, deve ser formado na madrugada desta sexta-feira (22) para sábado (23) próximo ao litoral baiano. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno vai ocasionar chuvas.
“Geralmente, esses centros de baixa pressão estão associados com nuvens de nebulosidade alta, o que pode favorecer chuvas significativas, que podem vir com vento em forma de rajadas. No final de semana, o céu vai ficar nublado ou encoberto, com pancadas de chuvas que podem vir acompanhadas até de algumas trovoadas e rajadas de ventos alados”, afirma Andrea Ramos, meteorologista do Inmet.
Ao todo, 97 municípios baianos estão sob alerta laranja do Inmet para o risco de chuvas intensas. Outras 168 também estão com o alerta amarelo para a possibilidade de fortes chuvas.
Entre as 10h desta sexta-feira (22) e o mesmo horário do sábado (23), nos 97 municípios localizados nas regiões sul, centro sul e extremo oeste da Bahia, os registros podem chegar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia de chuvas. Os ventos intensos podem atingir de 60 a 100 km/h. Há, ainda, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Para o mesmo período, os 168 municípios em alerta amarelo, concentrados no centro sul, sul, centro norte e extremo oeste, devem registrar chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h. O risco de corte do abastecimento de energia é baixo para a região, bem como as chances de queda de galhos, alagamentos ou descargas elétricas.
A reportagem procurou a Defesa Civil de Salvador para saber sobre alertas para a cidade e quanto a voos, mas não obteve resposta. A Marinha do Brasil foi procurada para o mesmo pedido e também não retornou.
Leia mais notícias no CORREIO.
.