Itamar Vieira Junior vence pela segunda vez o Prêmio Jabuti

Itamar Vieira Junior vence pela segunda vez o Prêmio Jabuti

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 20/11/2024 às 08:27 / Leia em 2 minutos

O escritor Itamar Vieira Jr. figura entre os destaques da 66ª edição do Prêmio Jabuti, considerado uma das mais importantes premiações literárias do país. O baiano foi o grande vencedor na categoria “Melhor Romance Literário”, com o livro “Salvar o Fogo”. A cerimônia aconteceu na noite de terça-feira, 19, no Auditório Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. Em 2020, Itamar também foi premiado na mesma categoria, com o best-seller “Torto Arado”.

Em “Salvar o Fogo”, o público acompanha a história de Luzia do Paraguaçu, uma mulher que busca na coragem o caminho para ultrapassar as maiores injustiças e que é estigmatizada entre a população por seus supostos poderes sobrenaturais. Para ganhar a vida, ela se torna a lavadeira do mosteiro da região e passa a experimentar uma vida de profundo sentido religioso, em uma trama permeada de traumas do colonialismo, que permanecem vivos, como uma ferida que se mantém aberta.

O Prêmio Jabuti elegeu ainda “Sempre Paris”, da jornalista e tradutora Rosa Freire d’Aguiar, como “Livro do Ano”. Na obra, a autora reúne histórias de seus encontros e passeios por uma França fervilhante de ativistas, escritores e intelectuais. As crônicas são memórias do longo tempo em que Aguiar morou na Europa com o então marido, o economista Celso Furtado.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia