A icônica Catedral de Notre-Dame, em Paris, reabrirá suas portas ao público no dia 8 de dezembro, mais de cinco anos após o devastador incêndio de abril de 2019. A cerimônia oficial de reabertura acontecerá na véspera, com a presença do presidente francês, Emmanuel Macron, e um show especial com artistas ainda não anunciados.
Com expectativa de atrair cerca de 15 milhões de visitantes por ano, a reabertura marca o término das extensas obras de restauração, descritas como a “obra do século”. Financiados exclusivamente por doações que somaram 700 milhões de euros (aproximadamente R$ 4,2 bilhões), os trabalhos envolveram cerca de 2.000 profissionais, incluindo artesãos especializados em patrimônio histórico.
“É grande a nossa sede de receber novamente o mundo inteiro sob as abóbadas da catedral”, afirmou o arcebispo de Paris, Laurent Ulrich, em coletiva de imprensa.
O projeto de reconstrução, liderado por Macron, seguiu a ambiciosa meta de conclusão em cinco anos. Durante a cerimônia, o presidente francês fará um discurso no átrio da catedral. A lista de chefes de Estado estrangeiros que participarão do evento ainda não foi divulgada.