Na manhã desta segunda-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu líderes mundiais no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, para o início da Cúpula de Líderes do G20. Durante o encontro, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, mostrou-se fascinado pela “Cidade Maravilhosa”.
Ao lado de Lula, Biden apontou para uma imagem do Cristo Redentor estampada em um painel e comentou sobre a grandiosidade do monumento que é símbolo brasileiro.
Presidente dos Estados Unidos, @JoeBiden, sendo recebido na Cúpula do G20 no Brasil. Bem-vindo. 🇧🇷🇺🇸 pic.twitter.com/4MO9psvqAk
— Lula (@LulaOficial) November 18, 2024
No entanto, Biden chamou atenção ao quebrar o protocolo na chegada. Ao desembarcar no MAM, optou por usar um acesso interno restrito em vez da rampa que o levaria diretamente ao encontro com Lula. Após um breve impasse, o líder americano apareceu para cumprimentar o presidente brasileiro, encerrando a situação com descontração.
Diretor da OMS e o Cristo iluminado de azul
Outro destaque foi a visita do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, ao Cristo Redentor. O monumento foi iluminado de azul em apoio à campanha de combate ao câncer de colo de útero. Tedros, acompanhado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, compartilhou imagens do momento em suas redes sociais e aproveitou para reforçar um apelo global.
Arrived in Rio for the @g20org leaders summit. I am inspired by the beautiful welcome by my friend, Health Minister @nisia_trindade, as #Brazil illuminated the iconic Cristo Redentor in solidarity with @WHO and the global movement to eliminate #CervicalCancer.
This is the one… pic.twitter.com/9xnQQrmOh7
— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) November 18, 2024
“Este é o único câncer que temos as ferramentas para eliminar”, afirmou, ao defender o acesso universal à vacina contra o HPV. O diretor da OMS pediu aos líderes presentes no G20 que se comprometam com a ampliação da imunização, especialmente em países de baixa renda.