Inicialmente fora da lista de países integrantes da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, a Argentina voltou atrás e agora é um dos membros da iniciativa, vista como um grande legado da presidência brasileira à frente do G20. O país de Javier Milei ganhou status de “membro fundador” nesta segunda-feira (18). Com a adesão, a aliança tem agora o endosso de 82 países e 66 organizações internacionais.
“A República Argentina se torna um membro fundador desta Aliança ao mesmo tempo em que afirma, com as palavras do Presidente Milei durante seu Discurso Especial na Reunião Anual do Fórum Econômico Econômico Mundial, que ‘o capitalismo de livre iniciativa não é apenas o único sistema possível para acabar com a pobreza mundial, mas também (…) o único sistema moralmente desejável para alcançar isso'”, diz o país no termo de compromisso.
O texto diz ainda que a Argentina “se une à Aliança contra a Fome e a Pobreza enquanto abraça a Agenda da Liberdade, e espera que outras nações também o façam”.