O Aeroporto de Salvador, integrante da rede VINCI Airports, foi selecionado como finalista em três categorias do Prêmio Jatobá, concedido anualmente aos melhores cases de comunicação do Brasil. Concorrem ao prêmio, nas categorias de ESG, Evento de Comunicação e Projeto Especial, os projetos “Viagem Azul” e “Ocupa AeroCultural”, que promovem a inclusão social e a valorização da cultura afro-brasileira. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 2 de dezembro.
O projeto Viagem Azul tem como foco proporcionar a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista uma experiência prática e guiada de como é o processo de uma viagem de avião, a fim de reduzir a ansiedade e facilitar suas jornadas futuras no aeroporto. Em parceria com o CRE-TEA, o aeroporto ofereceu um dia de imersão, durante o qual os jovens puderam simular todo o percurso de um passageiro, desde o check-in até o embarque e o acesso ao pátio de aeronaves.
Outro projeto finalista é o Ocupa AeroCultural, uma celebração da cultura afro-brasileira que transforma o aeroporto em palco de expressões artísticas durante o Mês da Consciência Negra. Ao longo de novembro, o terminal é ocupado por eventos culturais que incluem apresentações musicais, oficinas e intervenções artísticas, oferecendo visibilidade a talentos emergentes da cultura negra.
“Essas iniciativas têm o objetivo de dar visibilidade e protagonismo aos artistas negros da cidade, amplificando suas vozes e promovendo a produção cultural local. Projetos como esse estão alinhados aos princípios de diversidade e sustentabilidade do nosso Manifesto e a Agenda 2030. Para nós, ser finalista do Prêmio Jatobá com esses projetos é um reconhecimento importante no nosso trabalho em favor da inclusão, da diversidade e da cultura”, destaca Daniela Franco, Gerente de Comunicação da VINCI Airports no Brasil.