A cantora Preta Gil publicou um vídeo no Instagram neste domingo (17.11) para atualizar seus fãs sobre seu estado de saúde após passar por duas internações.
“Depois de ter passado por uma internação dupla, eu tive uma pielonefrite, já expliquei aqui pra vocês”, iniciou a cantora, citando a inflamação no canal no rim. “Tinha um duplo J que foi entupido por pedrinhas, cálculos renais… Então, eu tive que trocar esse duplo J, troquei, fiquei no hospital, recebi alta e fui pra casa”.
“Cheguei em casa, senti dor, voltei para o hospital e fiquei mais quatro dias, ao todo, foram oito dias de internação, e esse problema foi resolvido, eu agora tenho um duplo J novo”, explicou.
“Estou me cuidando, estou tomando antibiótico ainda e volto agora a uma vida perto da normalidade, ainda com as sequelas da quimioterapia, da semana retrasada e também dessa infecção que eu tive no rim, mas estou bem”, afirmou a artista.
“Estou me cuidando, estou no Rio, estou na minha casa, vou ficar aqui nos próximos dias e dia 26 eu faço novos exames pra gente fazer uma reavaliação de como está, como foi que o meu corpo respondeu à quimioterapia e quais são os próximos passos no tratamento”, detalhou Preta. “Obviamente, assim que eu souber quais serão os próximos passos, eu vou vir aqui contar para vocês, como sempre fiz”.
Ver essa foto no Instagram
Luta contra o câncer
Em janeiro de 2023, Preta anunciou que havia sido diagnosticada com câncer no intestino, indicando que começaria o tratamento em alguns dias. Embora tenha passado por percalços, a artista se recuperou bem da última etapa do tratamento: uma cirurgia feita sete meses depois da descoberta, com duração de 14 horas, na qual retirou o tumor e também o útero.
“A tão sonhada alta chegou, foram 28 dias de internação, dias desafiadores onde tive que lidar com muitas coisas difíceis, mas, ao mesmo tempo, rodeada de competência e amor, muito amor. Eu sou toda gratidão, sou grata a oportunidade em me tratar no melhor hospital do Brasil, quiçá do mundo, na minha opinião”, disse a cantora, no dia em que finalmente pôde ir para casa, em meados de setembro de 2023.
Em dezembro, ela anunciou durante participação no Encontro com Patrícia Poeta, que tinha recebido alta médica, esclarecendo que a cura definitiva só viria em cinco anos, como é praxe em qualquer tratamento contra a doença. “Essa etapa eu venci e vou vencer as próximas que vierem”, disse ela, na ocasião.
Porém, oito meses após a notícia, a cantora comunicou que havia retomado o tratamento contra a doença. Na ocasião, a assessoria de Preta informou ao gshow que ela “teve uma recidiva em dois linfonodos na pelve”, ou seja, o câncer voltou após um período de tratamento.