Durante sua apresentação no Folianópolis, na última sexta-feira (15), Ivete Sangalo fez um alerta ao perceber um fã utilizando cigarro eletrônico na plateia. Demonstrando preocupação, a cantora baiana parou o show para aconselhar o folião sobre os riscos do dispositivo, também conhecido como vape.
“Cigarro eletrônico pode até ser prazeroso no começo, mas é um prejuízo para a saúde horroroso. Vou fazer papel de mãe, um pedido de mãe: não fume isso, pelo amor de Deus. Isso é um prejuízo pro corpo, pro cérebro. No começo é divertido e até charmoso, você se sente mais gatinho, mais gatinha. Mas depois, quando está no médico recebendo um diagnóstico, ninguém vai dizer ‘tamo junto’”, alertou.
Ivete ainda pediu que o fã se comprometesse a abandonar o hábito e, em resposta, ele sinalizou que já havia jogado o cigarro fora. A cantora comemorou: “Jogou fora já? Te amo, Deus lhe abençoe”.
Assista:
— Midia Only (@midiaonly) November 16, 2024
Os perigos do cigarro eletrônico
Apesar de ser proibido no Brasil, o cigarro eletrônico tem ganhado popularidade, especialmente entre jovens. No entanto, especialistas alertam sobre os riscos graves à saúde. Estudos da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) indicam que o uso do vape pode causar inflamações no organismo, doenças cardiovasculares e síndromes respiratórias graves, como a Evali, identificada nos Estados Unidos em 2019.
O cigarro eletrônico também está associado ao aumento do risco de câncer devido à liberação de metais tóxicos como níquel e cobre durante o uso. Mesmo como alternativa ao cigarro convencional, o dispositivo não tem eficácia comprovada para ajudar a parar de fumar, mantendo os usuários dependentes de nicotina.
Famosos que enfrentaram problemas
O alerta de Ivete ecoa situações enfrentadas por outros artistas. Em 2022, a cantora Solange Almeida relatou dificuldades vocais devido ao uso de vape. “O cigarro eletrônico quase culminou na perda total da minha voz e do meu emocional. Me tirou do chão, de verdade”, desabafou. Já o sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, revelou ter desenvolvido uma doença pulmonar após usar o dispositivo. “É uma porcaria. Faz mal do mesmo jeito ou até mais que o cigarro comum”, destacou.