Nando Reis fala sobre trajetória de superação do alcoolismo e vício em drogas

Nando Reis fala sobre trajetória de superação do alcoolismo e vício em drogas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Divulgação

Publicado em 14/11/2024 às 19:55 / Leia em 2 minutos

O cantor e compositor Nando Reis, de 61 anos, reflete sobre sua luta contra o alcoolismo e a dependência química em seu novo álbum, “Uma Estrela Misteriosa Revelará o Segredo”, o primeiro trabalho produzido em completa sobriedade. Em recuperação há oito anos, ele discutiu como as substâncias impactaram sua vida e sua arte, abordando ainda como lida com esse tema com seus cinco filhos: Theodoro, Sophia, Sebastião, Zoe e Ismael.

“Sou alcoólatra, sou dependente químico, e essa adicção interferiu muito na minha vida”, disse o músico ao site Breeza. Segundo Nando, embora muitos acreditem que o uso de substâncias impulsione a produção criativa, ele afirma que isso não determina a qualidade do trabalho: “Para mim, é indiferente as músicas que fiz alterado ou sóbrio; a criatividade é minha, o talento é meu”.

Nando também explicou como o uso de álcool e cocaína funcionavam como um escape emocional. “Tinha um sentido desinibitório, uma quebra de inércia que quase tem a ver com uma insegurança, um traço depressivo”, disse. No entanto, ele acredita que a sobriedade o levou a um entendimento mais profundo de sua música e de suas questões existenciais.

O cantor revelou que o tema não é algo que aborda diretamente com os filhos, embora mantenha um olhar atento. “Nunca fui de incentivar. Quando observei um uso excessivo que parecia criar um torpor, me incomodava. Como sempre tive noção das minhas próprias questões, olhava com alerta”, contou. Ele ainda lembrou sua própria experiência com a maconha, que começou na adolescência e acabou aos 18 anos após uma crise de pânico.

Apesar de suas experiências, Nando reforça que suas opiniões são pessoais, sem tom de imposição. “Eu acho que o uso de cocaína e álcool, da forma como muita gente usa, não é benéfico. Mas essa é apenas a minha perspectiva”, concluiu o artista, que segue sua carreira hoje em completa sobriedade.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe