E chega o último feriadão do ano para os soteropolitanos, que terão à disposição uma série de opções para curtir. De Russo Passapusso se apresentando com orquestras afrobaianas a Diogo Nogueira, passando pelos clássicos do Jota Quest e a personalidade forte de Pedro Pondé, não faltam boas opções para o fim de semana estendido. Confira nossas dicas na Agenda Cultural:
* Quinta-feira, 14 de novembro:
Oito Orquestras Afrobaianas serão apresentadas ao público às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. O grande concerto marca o encerramento da primeira edição do projeto Ponte Para a Comunidade – Orquestras Afrobaianas, realizado pela Casa da Ponte, organização sociocultural presidida pelo maestro Ubiratan Marques, voltada para a formação musical de moradores de diversas comunidades de Salvador. O evento contará com a participação da Afrosinfônica e Russo Passapusso. Ao final do espetáculo, cada Orquestra Afrobaiana, com percussão, sopros e voz, será entregue para cada uma das oito organizações afro parceiras, que também serão atração do evento: Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê, Banda Didá, Pracatum, Cortejo Afro e Grupo Étnico Cultural. Os ingressos estão esgotados.
Sob o tema “Meu Corpo é o Templo da Minha Arte”, a 14ª Jornada de Dança da Bahia acontece até domingo (17), em Salvador. A cidade vai se tornar palco do evento que reúne artistas, educadores e amantes da dança em uma programação diversificada com preços populares – ou até de graça – e conta com artistas de todo o Brasil, além dos países Cabo Verde, Estados Unidos, Alemanha e Malásia. Este ano, há ocupação de espaços como a Sala do Coro do Teatro Castro Alves, o Museu de Arte da Bahia (MAB), a Escola de Dança da UFBA e praças públicas. Saiba mais.
Abrindo o feriadão, a partir das 21h, Pedro Pondé se apresenta no Colaboraê, no Rio Vermelho. Com mais de 20 anos de trajetória na cena baiana, o cantor é conhecido por sua inquietude, criatividade e intensidade, que o posicionaram como um dos nomes mais produtivos da música independente nas últimas duas décadas. Os ingressos estão à venda no Sympla.
O disco “Onde eu cheguei, está chegado”, com 10 faixas inéditas de Riachão, será lançado nas plataformas de streaming só no Dia Nacional do Samba, em 2 de dezembro, mas nesta quinta (14), data de nascimento do mestre do samba, será apresentado na Cantina da Lua, no Pelourinho, a partir das 19h. No evento, aberto ao público, o público poderá testemunhar uma audição em primeira mão do álbum póstumo, seguida de uma roda de samba com músicos da Bahia.
A cantora norte-americana Alissa Sanders se apresenta no Solar Gastronomia, no Rio Vermelho, a partir das 20h, acompanhada do guitarrista e violonista Márcio Pereira, mostrando um repertório caldado em jazz. Nascida em Los Angeles e radicada no Brasil há 24 anos, Alissa usa a música para se reconectar com suas raízes ancestrais africanas, transformando-a na base instrumental de seu trabalho.
* Sexta-feira, 15 de novembro:
O multiartista LUI retorna, às 15h, ao Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, para mais uma edição do Baile Paraíso, com acesso gratuito. No show, ele abraça e aproxima o público da diversidade dos estilos musicais e sonoridades brasileiras, com um repertório repleto de sambas com arranjos entrelaçados com a riqueza cultural afro-brasileira. No palco, serão resgatadas músicas de artistas que passeiam por diversas gerações e com uma forte influência do pagode baiano para celebrar a vida como experiência de alegria e liberdade.
O rapper Hiran se apresenta no Foyer Carmen Miranda do Teatro Sesc Casa do Comércio, de graça, a partir das 17h30, com repertório especial. Além das músicas autorais, o artista faz uma homenagem a Carlinhos Brown, grande nome da música baiana e brasileira. Por meio de beats e flows que incorporam diversas influências musicais, Hiran aborda em suas canções temas como política e amor, sempre com um olhar social afiado e atento à atualidade. A performance tem um caráter mais experimental para o artista, permitindo inovações em seu repertório, a partir de um novo formato de show.
A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza, às 18h, a quarta edição do OSBArris, projeto em que a orquestra ocupa, com música sinfônica, o Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia, no bairro dos Barris. Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, esta edição contará com solistas de destaque do canto lírico nacional, como a soprano paulista Marly Montoni, a mezzo-soprano mineira Edineia Oliveira, o tenor carioca Geilson Santos e o barítono mineiro David Marcondes. A entrada é gratuita, mediante doação de um quilo de alimento não perecível para o programa Bahia Sem Fome. O acesso está sujeito à lotação do espaço. Saiba mais.
Diogo Nogueira apresenta em Salvador o show da sua turnê atual, que vem rodando todo o Brasil. A Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) é o local escolhido pelo artista para celebrar a música brasileira, às 19h. Os ingressos estão à venda no Sympla e na bilheteria do TCA. Além de releituras de sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”, “Clareou” e “Sou Eu”, o sambista traz o samba de roda da Bahia para o palco e o melhor do cancioneiro popular brasileiro, indo de Arlindo Cruz a Chico Buarque e de Zeca Pagodinho a Tim Maia.
* Sábado, 16 de novembro:
Como parte da celebração dos seus 25 anos de carreira, a cantora Virgínia Rodrigues embala o público da capital baiana com o show inspirado no seu novo álbum, “Poesia e Nobreza”. No repertório, a artista celebra a riqueza cultural brasileira e presta uma homenagem a Paulinho da Viola e Tiganá Santana, com canções que marcaram a trajetória dos artistas. Com sua vivência artística já entrelaçada com esses dois criadores, ela mergulha em novas interpretações de temas já conhecidos e outros inéditos. A apresentação acontece a partir das 20h, no Teatro Sesc Casa do Comércio. Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla.
A próxima edição do “Fragmentos de Amor” terá o local como uma das suas novidades. Pela primeira vez, o projeto acontece na Casa Castro Alves, no Santo Antônio Além do Carmo, a partir das 17h, unindo música de qualidade, arte e moda. A banda Fragmentos de Samba é quem comanda o som, ao lado de outras atrações, como os DJs Matheus e Libre Ana. A Casa Castro Alves, onde morou o poeta baiano Castro Alves e abriga um museu, recebe uma série de eventos multiculturais e, segundo Baddel, músico e um dos vocalistas da banda Fragmentos de Samba, o local já é uma atração cultural à parte. Os ingressos estão à venda no Sympla.
A JAM no MAM realiza mais uma noite dedicada à rica fusão entre o jazz e a sonoridade afro-brasileira, conduzida pela banda Geleia Solar, das 18h às 21h. Com um repertório que homenageia mestres como Gilberto Gil, Os Tincoãs e Bira Marques, o evento explora as dimensões profundas e variadas da musicalidade desses compositores em diálogo com o jazz, reforçando o “sotaque baiano” que caracteriza a sonoridade o projeto. Nesta sessão especial, a Geleia Solar traz à tona o pulso percussivo das tradições locais, onde ritmos que dialogam com o candomblé, sambas de roda e outros pilares afro-brasileiros encontram o jazz de forma autêntica e inovadora. Depois da primeira hora, o palco estará aberto à participação de artistas profissionais e/ou em formação de todo o mundo, que queiram participar propondo novas dinâmicas e repertórios às performances da noite. Os ingressos são vendidos no Ingresso Live.
* Domingo, 17 de novembro:
Como opção para toda a família, às 11h, no Teatro Sesc Casa do Comércio, os integrantes do grupo “PUMM – Por Um Mundo Melhor”, que mistura música, teatro e brincadeira, dão espaços às suas crianças interiores e criam através da ludicidade uma comunicação direta com a criançada. No repertório, estão músicas autorais e cantigas de domínio público, que ganham novas versões com a introdução de distorções de guitarra do instrumentista e cantor Marcos Clement, nas programações digitais do DJ e instrumentista Cassius Cardozo, e na voz da cantora Maira Lins. A ideia é proporcionar ao público infantil música e diversão, tendo como fio condutor das apresentações o conceito de afetividade, sustentabilidade e meio-ambiente. O ingresso solidário é garantido com a doação de 2 kg de alimento estocável.
O cantor Xexéu volta a apresentar seu show especial “Minha História – Ensaios de Xexéu”, às 20h, no Jubiabar, Rio Vermelho. Ele recebe como convidados Tonho Matéria, Patrícia Gomes e Karlinhos Brito na noite, que tem abertura do DJ Chiquinho. O evento contará com a participação de convidados como Eddy Pureza (Marrom Society), Allisson (Selakuatro) e Ricardinho (Miskuta). Os ingressos estão à venda no Sympla.
Fechando o feriadão, a banda Jota Quest celebra as quase três décadas de uma carreira histórica repleta de hits clássicos, na volta da turnê especial “JOTA25” a Salvador, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), às 19h. Esta é a maior turnê já realizada pelo grupo, trazendo um espetáculo retro futurista concebido especialmente para celebrar suas bodas de prata na música juntamente com os fãs. A produção de alta qualidade e efeitos visuais de última geração prometem levar novamente o público soteropolitano a uma jornada através de seus clássicos atemporais e das novidades do álbum recentemente lançado “De Volta Ao Novo”. Mantendo a formação original desde os tempos das festas universitárias e dos botecos de Belo Horizonte, a união de Rogério Flausino (vocal), Marco Túlio (guitarra), PJ (baixo), Márcio Buzelin (teclado) e Paulinho Fonseca (bateria) permanece inabalável, fiel à sua essência sonora e poética que conquistou gerações. Os ingressos estão à venda na Bilheteria Digital.