A organização do Latin America’s 50 Best Restaurants divulgou nesta quinta-feira, 14, a lista com os melhores restaurantes da região nas posições 51 a 100. A revelação antecede a lista principal, que será conhecida em uma cerimônia realizada no Rio de Janeiro no dia 26 de novembro.
No ranking dos 51 a 100 melhores restaurantes da América Latina, o Brasil aparece com oito casas, sendo duas em Salvador – o Origem e o Manga.
Quando o resultado final for revelado, com os cinquenta melhores, ainda é possível que outros restaurantes do país, e do estado, estejam incluídos.
Ver essa foto no Instagram
Nas redes sociais, o Manga celebrou a conquista. “Fomos incluídos pela primeira vez na Latin America’s 50 Best Restaurants(51-110). Estamos muito felizes de termos sido lembrados ao lado de várias referências da gastronomia”, diz o texto.
O Origem também festejou o resultado: “Esse reconhecimento é uma honra para nós e para a Bahia, colocando nossa terra em destaque e inspirando outros talentos nordestinos a acreditarem no potencial da nossa cultura e sabores”.
Ver essa foto no Instagram
68 – Origem, Salvador
Contar a história do Brasil por meio de um menu degustação em três atos, montado diariamente, respeitando a sazonalidade e o frescor dos ingredientes, com muito dendê. Essa é a proposta do Origem, em Salvador, na Bahia, que subiu duas posições em relação à edição anterior deste ranking e aparece agora na vice-liderança.
Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca mergulharam a fundo em uma pesquisa sobre a formação do povo brasileiro para desenvolver os pratos do cardápio. O primeiro ato do menu degustação (320 reais, sem harmonização), por exemplo, começa com uma homenagem aos povos nativos indígenas e exalta a mandioca como um ingrediente ilustre. O restaurante é um exemplo de que a capital baiana não só é um ótimo destino de verão pelos atrativos já conhecidos, mas também um exemplo da alta gastronomia brasileira. Atualmente ocupa a 76a no Latin America’s 50 Best Restaurants.
Serviço: Alameda das Algarobas, 74, Caminho das Árvores, Salvador. De terça a sábado, das 18h30 à meia-noite.
90 – Manga, Salvador
Mistura da Alemanha com a Bahia. Os chefs Kafe e Dante Bassi — ela alemã, ele baiano — se conheceram quando trabalhavam juntos no restaurante D.O.M, do chef Alex Atala. Do encontro surgiu uma paixão entre os dois, mas também pela gastronomia. Criaram o Manga, em 2018, com uma cozinha que une as experiências da dupla e valoriza alimentos orgânicos e de processos feitos na casa, como a arte da charcutaria, com presunto, língua defumada, lardo, terrines e outros embutidos feitos ali. Além do cardápio à la carte, o menu degustação em dez tempos conta com pratos repletos de sabores, como a língua de boi dry aged por 28 dias na brasa, alho-poró orgânico, abóbora e couve-de-bruxelas. A experiência custa 350 reais, sem harmonização.
Serviço: Rua Professora Almerinda Dultra, 40, Rio Vermelho, Salvador. De terça a sexta, no jantar; sábado, no almoço e no jantar.
Como funciona
O 50 Best trabalha com a firma de consultoria Deloitte, que ajuda a proteger a integridade e autenticidade do processo de votação e da lista de vencedores do Latin America’s 50 Best Restaurants 2024.
A Latin America’s 50 Best Restaurants Academy conta com 300 membros da região. Os votos da Academy definem a lista da Latin America’s 50 Best Restaurants. A Academy é dividida em cinco regiões: México, América Central, América do Sul (norte), América do Sul (sul) e Brasil.
Os votantes são jornalistas, críticos gastronômicos, chefs, restaurateurs e gourmets. Cada um deles envia 10 votos, devendo levar em conta as melhores experiências culinárias vividas nos 18 meses anteriores. É preciso que quatro desses votos tragam restaurantes de fora do país de origem do votante.