Atuante na Unidade de Saúde da Família Recanto da Lagoa I desde o ano de 2005, a agente comunitária de saúde Rosinaide Leal foi selecionada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde para representar Salvador no Documentário Nacional sobre os Agentes Comunitários do Brasil. As gravações foram iniciadas no último dia 12 de novembro, em Nova Brasília de Valéria, bairro onde Rosi reside e trabalha.
A profissional relata que encontra na profissão não só uma forma de sustento para sua família, mas também a realização profissional e pessoal. “Quando fui escolhida para fazer a gravação do documentário fiquei muito surpresa e feliz. É muito gratificante representar a minha categoria e mostrar, em rede nacional, como é o nosso trabalho e o nosso dia a dia. Eu sou apaixonada pela minha profissão e amo fazer o que eu faço e estou muito orgulhosa e feliz em poder mostrar isso para todos”, afirma.
Rosi conta ainda um pouco da sua rotina como agente comunitária de saúde, bem como os desafios e benefícios da sua profissão, que se cruzam ainda com as demandas da vida pessoal. Para equilibrar ambos, Rosi mantém o foco no amor ao trabalho e aos pacientes. “Trabalhamos com o foco em atender bem o cidadão e prestar todo o amparo necessário. Ser agente comunitária tem seus desafios, mas é um trabalho recompensador, somos um elo entre o paciente e a unidade de saúde. Uma das coisas que mais amo são as visitas domiciliares, pois cada uma é um desafio, uma história diferente, e ver a evolução de cada paciente, ver eles amparados e cuidados através do nosso trabalho não tem preço”, destaca.
Inspiração – O Projeto Casa acontece em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social e o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde. O objetivo é fortalecer a educação permanente e os vínculos dos agentes comunitários de saúde através de histórias inspiradoras, criando um espaço de conexão para estes profissionais em todo o território nacional.
O documentário será lançado no segundo semestre de 2025. Durante as gravações, são explorados aspectos como o dia a dia dos profissionais nas unidades de saúde, bem como no exercício da função nas comunidades e no atendimento domiciliar.