A Bahia reafirmou sua força no turismo doméstico em 2023, registrando 11 milhões de visitas de turistas brasileiros ao longo do ano, segundo estudo inédito do Núcleo de Pesquisa em Economia e Administração do Turismo da USP (NEAT-USP) e do Centro de Estudos em Sustentabilidade da SKEMA Business School. O levantamento coloca o estado entre os mais procurados do país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. A capital baiana, Salvador, também se destacou, figurando entre as cinco cidades mais visitadas do Brasil.
No cenário geral do turismo brasileiro, foram contabilizadas 153 milhões de viagens, sendo 118 milhões com pernoite, o que gerou 719 milhões de pernoites em todo o país. Apenas 3% das viagens realizadas foram para o exterior, reforçando a preferência dos brasileiros pelos destinos domésticos. Entre as cidades, além de Salvador, os turistas brasileiros elegeram São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza como principais pontos de visitação.
Os dados revelam que a Bahia segue firme como destino de escolha para turistas de diferentes regiões, especialmente em suas praias e cidades históricas, ajudando a aquecer o setor. O estado superou destinos internacionais populares, como Estados Unidos e Argentina, mostrando a força e a competitividade do turismo local.
Glauber Santos, professor da USP e coordenador do NEAT, ressaltou a importância do mercado doméstico e alertou para uma interpretação correta dos dados: “O foco no total trimestral de domicílios que viajam pode dar a impressão de que o turismo no país é muito menor do que realmente é. O mercado turístico nacional é pujante e deve ser devidamente valorizado”.