Em meio à vastidão de símbolos que representam o povo negro, o Esporte Clube Bahia SAF escolheu reverenciar a cultura afro-brasileira, e saudar o Novembro Negro, com o lançamento de um uniforme especial, em parceria com um griô do nosso tempo: Carlinhos Brown. A apresentação da nova camisa aconteceu nesta quarta-feira (13), no Candyall Guetho Square, em Salvador. Na mesma manhã, Brown aproveitou para apresentar pessoalmente à imprensa o novo Candyall Guetho Square.
Em campo, a camisa será utilizada, pela primeira vez, pelo time tricolor no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, quando o Bahia enfrenta o Palmeiras, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro.
As vendas online na Loja do Bahia já começam nesta quarta (13). E, a partir de quinta-feira (14), o torcedor poderá garantir a sua camisa nas lojas oficiais do Bahia, em Salvador e Feira de Santana, a preço de R$ 299. Está prevista, ainda, uma promoção para os compradores que forem ao show de reabertura do Candyall Guetho Square, em 24 de novembro, quando o Cacique convida o Olodum e a Timbalada.
A camisa, toda em azul, traz elementos culturais já conhecidos pelo público, por serem recorrentes na trajetória do multi-instrumentista, cantor e compositor baiano filho do Candeal. A cor anil remete não só a uma das três cores do Esquadrão, como também a Ogum, orixá da luta e dos metais – entidade que, no Candomblé, rege Brown. Os tambores ancestrais, guias da musicalidade africana e, fundamentais na construção da cultura brasileira, estão estampados no uniforme.
A Timbalada não poderia ter deixado de ser citada em um momento tão célebre. Os elementos desenhados tanto na estampa da camisa quanto nas mangas se referem às famosas pinturas corporais, uma arte resgatada da ancestralidade de etnias africanas e incorporada por Carlinhos Brown na identidade da banda percussiva, criação de maior sucesso de sua carreira. As marcas, que se tornarem ícones de uma Salvador que festeja, reforçam os laços de baianidade e de uma cultura que só se vê na Bahia.
E tem mais: o uniforme traz o selo de Tricolor Felicidade, música assinada por Carlinhos Brown e Nizan Guanaes, que ganha um novo clipe na campanha do Novembro Negro do Esquadrão.
Como assinatura, a camisa apresenta o “Made in CandyAll”, uma alusão ao bairro onde Brown nasceu, cresceu e ressignificou como “quilombo urbano”. Como referência aos 30 anos de Pracatum, vide a numeração. Outra criação de Brown, a Pracatum realiza programas educacionais, culturais e de desenvolvimento comunitário no Candeal, especialmente voltados para os jovens da comunidade.