Projeto do VLT de Salvador é ampliado e trajeto muda; veja como ficou

Projeto do VLT de Salvador é ampliado e trajeto muda; veja como ficou

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Divulgação/Skyrail

Publicado em 12/11/2024 às 15:26 / Leia em 2 minutos

O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador deu um importante passo rumo à integração da cidade. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) autorizou, nesta terça-feira (12), uma nova licença que viabiliza a construção de um trecho adicional que levará o VLT até o Comércio, área central da capital baiana.

A autorização foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (12). Veja:

2uBvAfR.md.png

Anteriormente, o plano do VLT incluía uma bifurcação que seguiria até o Acesso Norte do metrô. Com a nova autorização, o trajeto será ajustado, conectando-se ao sistema metroviário no bairro de Águas Claras, uma mudança que visa aumentar a mobilidade e oferecer uma nova opção de transporte para a população.

Essa adaptação no projeto vem após a rescisão do contrato com a concessionária Metrogeen Skyrail em agosto de 2023, quando o governo estadual considerou as propostas de reequilíbrio econômico da empresa inadequadas.

O novo projeto do VLT terá um trajeto de 36,4 quilômetros, com 34 estações distribuídas ao longo de três grandes trechos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras até a orla de Piatã.

A iniciativa, orçada em mais de R$ 5 bilhões, se destaca por ser mais ambiciosa que o plano inicial, que teria 25 estações em duas linhas: a amarela, de Ilha de São João até o Acesso Norte, e a verde, da Feira de São Joaquim ao Comércio.

Com a alteração, a ideia é criar uma rede de mobilidade urbana integrada e eficiente para Salvador.

Desde a autorização para o início das obras em junho de 2024, já foram encomendados 40 trens e equipamentos elétricos. A previsão é de que os testes iniciais do sistema comecem em 2026, com o VLT ligando áreas populosas e periféricas, como o Subúrbio Ferroviário, diretamente ao centro e à orla da cidade.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe