O Museu de Arte da Bahia, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, recebe entre os dias 14 de novembro de 2024 e 23 de fevereiro de 2025 a exposição “Olga Gómez – Alegria da Criação”, em homenagem à artista plástica argentina radicada na capital baiana desde 1986 e fundadora da premiada Companhia A RODA de Teatro de Bonecos. Através de desenhos, bonecos, brinquedos, sombras e cenografias de espetáculos produzidos ao longo de quatro décadas, o público poderá conhecer o universo criativo da artista, em um ambiente que recria o ateliê de Olga. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.
“Pensamos numa exposição que não só mostrasse o histórico da companhia no campo teatral, mas que recriasse o universo de uma artista que materializa suas ideias através do desenho para chegar a outras formas de expressão artística”, explica Stella Carrozzo, curadora da mostra e uma das fundadoras d’A RODA. Ela acrescenta ainda que “o público poderá ver não só bonecos, cenografias e figuras de sombra, mas esculturas em madeira, autômatos e desenhos inéditos – e, claro, muita alegria, movimento, potência e amor à arte”.
Espaço interativo e atividades paralelas
Na exposição, alguns autômatos, brinquedos, sombras e bonecos articulados poderão ser acionados pelo público. Além disso, nos dias 14, 15, 16, 17 e 24 de novembro, um grupo de pesquisa em animação que trabalha com Olga Gómez fará apresentações de um dos espetáculos da companhia – “O Combate”. A programação inclui ainda visitas guiadas para grupos, comandadas tanto pela curadora da exposição quanto pelos mediadores do MAB. A atividade está prevista para acontecer nos dias 14, 15, 16, 17, 19 e 20 de novembro.